Devido as constantes faltas de luz, demora no restabelecimento do serviço e dificuldades na comunicação com a concessionária de energia elétrica, a Regional Sindical de Camaquã, ligada a Fetag-RS, por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais promoveu uma reunião na segunda-feira (09), com representantes da empresa Equatorial Energia para tratar deste assunto. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores de Cerro Grande do Sul e contou com a participação de lideranças sindicais, autoridades políticas e comunidade em geral de diversos municípios da região.
A pauta é uma bandeira levantada pelo deputado Elton Weber (PSB) que utiliza o movimento sindical como ferramenta para dar voz às demandas populares, sobretudo do meio rural, onde o problema afeta diretamente a produção e o desenvolvimento das comunidades.
Representando o Grupo Equatorial estiveram os consultores comerciais Aurelio Knepper (Camaquã) e Nilson Almeida (Guaíba) e o assessor de comunicação Mauro Ramos e o assessor de relações institucionais Giovani Francisco da Silva. Eles iniciaram a reunião fazendo uma apresentação da concessionária incluindo a estrutura de trabalho e o plano de desenvolvimento da empresa para a região.
Knepper explicou que desde a posse da concessão gaúcha, em julho de 2021, a Equatorial Energia vem realizando investimentos no sentido de melhorar o atendimento. Ele destacou que existe uma demanda muito grande de problemas a serem resolvidos e que a solução vem ocorrendo gradativamente. Entre os principais problemas elencou a grande quantidade de postes de madeira que estão podres e precisam ser substituídos. Também o serviço de poda da vegetação próxima da rede de alta tensão.
O consultor revelou que na região Centro-Sul estão sendo priorizados os atendimentos aos municípios onde ocorrem falta de energia com maior frequência e/ou onde a falta de energia dura mais tempo. Destacou o projeto de construção de uma nova subestação em Cerro Grande do Sul, com 4 (quatro) novas linhas de fornecimento de energia (alimentadores).
Os representantes da Equatorial dizem que o investimento de R$ 23 milhões de reais vai beneficiar diretamente 12,3 mil clientes ou aproximadamente 50 mil pessoas. A unidade terá capacidade de 12,5 MVA e tem a previsão de início de funcionamento para 2023.
Com a participação aberta ao público foram inúmeros os questionamentos, reclamações e sugestões dos participantes aos representantes do Grupo Equatorial. Entre as principais queixas esteve a deficiência na comunicação e a falta de informação sobre diversos serviços de responsabilidade da concessionária. Grande parte dos questionamentos, embora pontuais e particulares, espelharam os anseios da coletividade, deixando evidenciada uma grande insatisfação com o serviço que é prestado.
O deputado Zé Nunes (PT) também participou da reunião e disse que tem acompanhado a pauta da energia na região e cobrado da concessionária um atendimento mais ágil e eficaz. O parlamentar louvou a atitude dos representantes da empresa em estar prestando os esclarecimentos à população e garante que por meio do fórum democrático da Assembleia Legislativa do RS vai acompanhar o tema.
“O que não podemos é tomar como padrão esta qualidade de serviço que temos recebido desde que a Equatorial adquiriu a estatal. Esperamos que esta melhora prometida aconteça o mais breve possível e estaremos vigilantes quanto a isto”, afirmou o deputado.
Referente a comunicação o Grupo Equatorial garante que está investindo para corrigir as inconsistências e melhorar o serviço. Para tanto criou a assistente virtual Clara que é um novo canal com o consumidor.
A Clara integra o processo de Transformação Digital no atendimento ao cliente através do aplicativo de mensagens WhatsApp. Em um primeiro momento, a nova atendente virtual atenderá os serviços de religação ou interrupção de energia e seu portfólio será aumentado em breve.
Confira os canais de comunicação:
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
– Call Center 0800 721 2333
– SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.
– Site: https://ceee.equatorialenergia.com.br
– Agências de atendimento: https://ceee.equatorialenergia.com.br/locais-de-atendimento