No ano de 1965, o Inter disputou o campeonato Municipal de Guaíba de futebol de campo, e conseguiu a grande façanha de chegar na final contra o poderoso São Paulo equipe do centro da cidade.

O primeiro jogo foi em Guaíba no campo do São Paulo no estádio do Itapuí, que hoje é o Coelhão Campo Municipal. A equipe da casa começou dominando o jogo e abriu 2×0 ainda no primeiro tempo. No segundo tempo aos 20 minutos um pênalti para o São Paulo e a cobrança foi convertida fazendo 3×0.

A empolgante virada

Segundo uma das lendas do futebol Sertanense, Fregapani, relatou que ele e os outros defensores começaram a lançar a bola por cima da zaga adversária e os atacantes fazendo muita correria na frente conseguiram uma das viradas mais empolgantes do futebol. Com dois gols de Getúlio, um de Chico Schranck e um gol contra marcado pelo jogador Nezio, do São Paulo, puderam trazer a vitoria para casa por 4 a 3, onde jogariam pelo empate o jogo da volta.

Escalação do Inter: Luia, Polaco, Luiz Melatti, ErniMaiser, Delmar Maiser.

BubiKarr, Fregapanni, Darcy  Mielczrski, Chico Schranck, Carlinhos Meyer e Getúlio.

No jogo de volta o Inter confirmou o titulo vencendo por 2 a 1, com um gol de Getúlio e um gol de Fregapani de falta. O Inter mostrando muita garra e bom futebol, conseguiu o primeiro título para Sertão Santana, sagrando-se Campeão do Município de Guaíba de 1965.

Esse foi o primeiro título do Inter sendo que depois se tornaria o maior ganhador de futebol da Região dando muitas alegrias aos seus torcedores Sertanenses.

Colaboração: Manoel Pontes, Beto Pontes, Fregapani e Betinho