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segunda-feira, novembro 25, 2024

Resultados do Ideb 2023 mostram que participação da Rede Estadual gaúcha em avaliações aumentou

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados nesta quarta-feira (14/8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que a Rede Estadual no Rio Grande do Sul manteve um rendimento constante nas notas de desempenho. Nesta edição, a participação dos estudantes gaúchos da rede pública aumentou em todas as etapas avaliadas.

No Ensino Médio, o percentual cresceu aproximadamente 70% em relação à prova anterior. A participação dos estudantes do 3º ano foi em torno de 44% em 2021, ao passo que a porcentagem subiu para 75% em 2023. No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental, o percentual de participação foi de 90% e 84%, respectivamente. Ao todo, mais de 132 mil estudantes de escolas estaduais participaram das provas no Estado.

A secretária de Educação, Raquel Teixeira, reforçou que os resultados demonstram uma realidade mais precisa, pois a pesquisa alcançou um escopo maior da Rede Estadual. “O recorde em participação passa a permitir o diagnóstico do desempenho em 1.668 escolas adicionais, considerando todas as etapas avaliadas frente a 2021. Esses dados serão utilizados para orientações pedagógicas focalizadas e melhor adaptadas às escolas da Rede Estadual”, destacou.

Em relação aos níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, o Rio Grande do Sul também está entre os Estados com os maiores índices. A nota padronizada, que são os resultados dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) organizados em uma escala de 0 a 10, apresentou uma retomada de patamares pré-pandemia. A proficiência em 2023 foi superior a 2021 em todos os anos e componentes, exceto Matemática no 9º ano.

No Ensino Fundamental da Rede Estadual, a nota padronizada do Saeb ficou em 6,1 no anos iniciais e em 5,2 nos anos finais. Já no Ensino Médio, a nota padronizada é de 4,7: a quarta maior entre os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Desempenho no fluxo escolar

O fluxo escolar, outro componente do Ideb, que analisa a trajetória dos estudantes por meio das taxas de aprovação e reprovação, melhorou nas três etapas avaliadas, quando comparado com o período pré-pandemia.  Na Rede Estadual, os indicadores de rendimento das taxas de aprovação, traduzidos em porcentagem, foram de 96% nos anos iniciais do Ensino Fundamental e de 90% nos anos finais. No Ensino Médio, o percentual ficou em 82%.

Em resposta aos desafios, Raquel ressaltou que, entre 2023 e 2024, começou a ser implementado o Programa de Estudos de Aprendizagem Contínua. “É um programa que visa suprir as aprendizagens deficitárias, atendendo uma educação equitativa e de qualidade, olhando para as desigualdades. Também criamos programas como o Todo o Jovem na Escola, incentivando a permanência em sala de aula, de forma que os estudantes possam concluir seus estudos sem precisar abandonar a escola para trabalhar”, detalhou.

Levantamento do Ideb

Na Rede Estadual, o levantamento do Ideb 2023 indicou que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Estado atingiu a nota de 5,8. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, o indicador ficou em 4,7. Já no Ensino Médio, o indicador ficou em 3,9.

Os testes do Saeb foram aplicados entre os dias 20 de novembro e 1° de dezembro de 2023, quando o Estado enfrentava as consequências dos eventos meteorológicos do Vale do Taquari, que comprometeram o acesso a locais onde as provas estavam sendo realizadas.

É a primeira avaliação do Inep realizada após a pandemia da Covid-19, que afetou toda a rede de ensino e diminuiu a participação dos estudantes na prova de 2021. Os resultados, que avaliam a qualidade da educação a partir de provas de Português e Matemática e das taxas de aprovação nos anos finais das etapas de ensino analisadas são utilizados para orientar as políticas educacionais.

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