17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Reunião com Presidente da Ceasa, teve como pauta preocupações dos agricultores marianenses

Mariana Pimentel – Na tarde do último domingo, dia 19 de julho, os vereadores Daniel Araújo, Luciano Ovalhe Nunes e Tiago Guimarães realizaram uma vídeo conferência com o Presidente da CEASA, Sr. Ailton dos Santos Machado.

Durante a reunião, os vereadores debateram pautas que envolvem a Central de Abastecimento diretamente com o município marianense, onde a mesma representa o comércio de maior escoamento de produção da cidade.

O Edil Daniel Araújo, explanou sobre a dificuldade que os produtores de batata-doce possuem em relação a competitividade de preço com a cultura ao longo do ano e também questionou sobre alternativas para melhoramento da qualidade do produto.

O Presidente Ailton explicou que diariamente são feitos pregões de preços na Ceasa, para que o consumidor final não sofra com preços elevados, e citou também que quando a Central de Abastecimento possui uma grande quantidade de produtos, os preços caem, “lei da oferta e procura”. Ailton também salientou que os produtos tiveram sua qualidade afetada devido ao longo período de estiagem e abruptamente vieram as enchentes.

O presidente sugeriu um trabalho em conjunto com EMATER, EMBRAPA e MAPA com pesquisas e extensão para buscar alternativas de melhoraramento mais intensivo da qualidade da batata-doce, para que a mesma mantenha o padrão de qualidade em todo o período da safra.

O vereador Luciano Ovalhe levantou uma preocupação de muitos produtores de Mariana Pimentel, que é a vinda da batata-doce de outros estados trazida por alguns produtores que entram na Ceasa como se fosse produção do município, prejudicando a competitividade e a tornando muito desigual.

Machado disse que a Ceasa trabalha fortemente na fiscalização dia a dia, e que essa prática está sendo monitorada e fiscalizada pela Central. Pediu também auxílio aos produtores, para que denunciem na Ceasa ou pelo telefone de forma confidencial, fortalecendo assim a fiscalização.

O vereador Tiago Guimarães questionou sobre as precauções e medidas de proteção referentes a Covid-19 na Ceasa, e o que poderia ser feito para auxiliar os agricultores sobre essas medidas de proteção.

Ailton mencionou que a Ceasa desde o início da Pandemia vêm tomando medidas de segurança e aumentado a equipe de limpeza por toda Central, principalmente na Pedra, onde circulam o maior números de pessoas e onde ficam grande parte dos agricultores que comercializam. Machado também citou que a Central distribuiu máscaras para os autônomos, e que desde o início do decreto de uso de máscaras, as mesmas são de uso obrigatório para todos que frequentam a Central de Abastecimento. O Presidente também enfatizou que “podemos ajudar falando e orientando os nossos agricultores a seguirem as regras estabelecidas e ajudar com os cuidados, sempre mantendo o distanciamento social”.

Ao final da videoconferência os vereadores agradeceram a disponibilidade do Presidente em escutá-los e o mesmo se colocou à disposição para que juntos possam tomar medidas que melhorem as condições de trabalho para os agricultores.

Colaboração: Daniel Araújo

RELACIONADAS