Seguindo o cronograma definido pela comissão de estudos do projeto “ROTA DAS ETNIAS” na noite de ontem, dia 08/08/2022, foi realizado o encontro com entidades, empreendedores e comerciantes da cidade de Arambaré.
O encontro foi muito produtivo, segundo a opinião dos organizadores, pois conseguiu atingir o objetivo de apresentar o projeto e buscar o engajamento de diversos setores da comunidade.
A condução do evento foi da Diretora de Indústria, Comércio e Turismo de Dom Feliciano Raquel Sivinski Tyska, contou com a apresentação dos representantes dos Municípios integrantes do Roteiro Turístico: Chuvisca representada por Inez Buchhorn, Dom Feliciano por Elis Regina Szarblewski e Cristal por Flávio Corrêa membro do COMTUR e proprietário de Agência Receptiva que atende a região.
O Secretário de Turismo de Arambaré Adejanir Vasconcelos destacou a importância da união entre poder público e iniciativa privada para que esta Rota Turística seja implantada o mais rápido possível.
O Secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo de Camaquã Clayton Dworzecki, destacou as mudanças de comportamento dos turistas neste período pós pandemia, que estão optando em viajar com a família buscando trajetos curtos, que possam viajar de carro.
“Temos uma grande oportunidade cruzando nossos municípios que é a BR-116, agora em grande parte já duplicada, podemos com certeza sermos uma grande opção para turistas da grande Porto Alegre como também, estrangeiros que passam diariamente pela rodovia e só não visitam nossa região por desconhecer o que temos a oferecer” explicou Clayton.
Todos os representantes dos municípios que compreendem a “Rota das Etnias” tiveram a oportunidade de destacar os seus atrativos, tanto de belezas naturais, quanto culturais aqui existentes.
Participaram da reunião o casal, Márcia Roselaine Hartwig Bugs e Éverton Felhberg Bugs proprietários do empreendimento de Agricultura Familiar “Quinta Monte Castelo” no Município de Camaquã, Márcia Hartwig fez uso da palavra para passar sua experiencia em transformação de um espaço antes somente usado para cultivo de uva e fumo em um ponto turístico já reconhecido na região. “Com apoio do SEBRAE e outras entidades do meio foi possível em um curto espaço de tempo passarmos a receber Turistas de diversas regiões, atualmente, recebemos aos finais de semana mais de 150 turistas” destacou Márcia Hartwig.
Na ocasião foi distribuído um Livro na Língua Pomerana “Dai Klair Prins” O Pequeno Príncipe, um projeto idealizado pelo Consulado Alemão e também, financiado pelo Instituto Cultural Pomerano Brasileiro de Jaraguá do Sul – SC através do Sr Wandér Weege.
A destinação veio para o RS especialmente para a “Rota das Etnias” por contar com a Cultura Pomerana no seu Projeto.
A Comissão de Formação da “Rota das Etnias” agradeceu a presença de todos.
Agradecimentos
Durante a reunião se agradeceu a presença do prefeito Jardel Magalhães Cardoso e Secretários, bem como ao Presidente do Legislativo Iago Kielermann e demais Vereadores que se fizeram presentes, pois é muito importante para viabilização deste projeto a união entre os poderes públicos Executivo e Legislativo.
Informações: Turismo e Cultura Arambaré/RS