19.4 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 7, 2024

Rio Grande do Sul deve ter safra recorde de trigo no inverno

Os dados foram divulgados pela Emater/RS-Ascar na manhã desta terça-feira

A Safra Inverno deste ano deve ser a maior da história do Rio Grande do Sul. Segundo os números iniciais apresentados pela Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) – na manhã desta terça-feira (7), a perspectiva é de uma produção total de 5 milhões de toneladas de grãos: 3,9 milhões de toneladas de trigo, 870,2 mil toneladas de aveia branca, 108,6 mil toneladas de cevada e 91,3 mil toneladas de canola. Na comparação com 2021, aumento será de 11,9%.

Encerrada a safra de verão, marcada pela estiagem que arrasou as lavouras gaúchas, com perdas históricas, as expectativas dos produtores se voltam para a safra de inverno, pela oportunidade de atenuar os prejuízos. A estimativa é de que a produção de trigo, principal cultura da estação, seja a maior da história, superando o recorde do ano passado.

O diretor-técnico da Emater, Alencar Rugeri, observa que, apesar de o trigo ter a maior safra desde 2011, com um aumento estimado de 12,53%, a produtividade média deve ficar 2,17% menor em relação à anterior (2,82 toneladas/hectare neste ano, contra 2,88 toneladas/hectare no ano passado). A segunda maior safra do trigo foi a anterior, em 2021, com produção de 3,5 milhões toneladas, e a terceira maior em 2013, com 3,3 milhões de toneladas.

O levantamento foi realizado pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater e seus escritórios municipais entre os dias 11 e 23 de maio. As produtividades iniciais são baseadas na tendência apresentada pelas médias registradas ao longo dos últimos 10 anos. 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS