17.2 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Rio Grande do Sul passará por análise de controle da Febre Aftosa

Mais de 50 técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr/RS) participaram na manhã desta terça-feira (12), de reunião virtual para alinhamento o Estudo Sorológico de Circulação Viral 2020. O trabalho faz parte da Vigilância para Febre Aftosa no Rio Grande do Sul e integra o Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura.

A partir do dia 18 de maio até o dia 5 de junho serão coletadas amostras em 335 propriedades no estado. “As propriedades foram definidas pelo Ministério da Agricultura e estão localizadas em regiões com maior risco da doença “, explica Fernando Groff do Programa de Prevenção e Combate à Febre Aftosa da Seapdr. Ao todo, amostras de 16,9 mil animais com até 24 meses devem ser coletadas. As análises serão feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Porto Alegre, o que deverá agilizar a emissão dos resultados. “O Lfda fará os testes somente do Rio Grande do Sul. Por isso estimamos que até agosto todo o processo estará encerrado”, afirma Groff. Ele lembra que os animais coletados não poderão ser movimentados até a conclusão da sorologia.

O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal contribuiu com a compra de insumos para a sorologia. Além dos materiais para coleta e envio, os servidores vão receber também equipamentos de proteção individual para o atendimento nas propriedades. “Todos receberão máscaras, luvas, álcool gel e face shield. Esses materiais são mais para o contato com os produtores do que para a realização da coleta nos animais”, pondera Groff.

Fonte: Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa)

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS