16.3 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

RS confirma primeiro caso de varíola dos macacos no estado

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES-RS) confirmou, no último domingo (12), o primeiro caso de varíola dos macacos no estado. O resultado foi comprovado após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem de Portugal que está em viagem a Porto Alegre. Ele estava sendo monitorado desde o último dia 27, após procurar atendimento médico dia 19 de maio e, novamente, dia 23 de maio.

No momento, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta boa evolução do quadro clínico e segue sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Estado. Ele afirma desconhecer contato com pessoas que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença em Portugal.

Atualmente, o Brasil possui três casos confirmados de varíola dos macacos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Outros seis casos suspeitos estão em investigação. Todos seguem isolados e em monitoramento.

Sintomas

Os sintomas iniciais da doença incluem dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, febre, calafrios, exaustão e linfonodos inchados. O paciente desenvolve erupções cutâneas que geralmente começam no rosto e se espalham pelo corpo. Em geral, o período de incubação do vírus é de 6 a 13 dias, mas pode variar entre 5 a 21 dias.

RELACIONADAS