Tradicional vento ciclônico afetará o Sul e Leste gaúcho
Um ciclone extratropical se forma entre o final desta quinta-feira, dia 6, e o começo de sexta, dia 7, perto do Chuí, trazendo vento forte para o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento intensas que podem passar dos 80 km/h. Segundo a MetSul, os temporais devem atingir especialmente a Metade Norte gaúcha, além de agitação marítima e ventos fortes em algumas regiões.
O tradicional vento ciclônico, que sopra com rajadas por horas, já pode começar nesta noite, mas será mais pronunciado na sexta-feira. Afetará o Sul e Leste gaúcho, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.
O Litoral Sul, entre o Chuí e Mostardas, tende a ter o vento mais forte, acima de 80 km/h em algumas áreas, o que pode afetar o Porto de Rio Grande. Rajadas de vento são esperadas ainda nos Campos de Cima da Serra, Planalto Sul de Santa Catarina e no Sul catarinense.
Em Cerro Grande do Sul e demais municípios da Costa Doce, a manhã de sexta será de sol com momentos de céu nublado e pancadas de chuva, coo já tem ocorrido em alguns municípios nessa madrugada.
Não são esperadas maiores consequências em razão da atuação deste ciclone, entretanto, não podem ser descartados transtornos menores, como quedas de árvores e cortes isolados de energia elétrica.
No sábado (8), ainda haverá pancadas fracas de chuva em algumas áreas do território gaúcho. Também há chance para trovoadas. O destaque do dia vai para a queda das temperaturas.
MetSul / NIH Univates