17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

RS deve ter ventos fortes nesta sexta-feira, por conta do Ciclone Extratropical

Tradicional vento ciclônico afetará o Sul e Leste gaúcho

 

Um ciclone extratropical se forma entre o final desta quinta-feira, dia 6, e o começo de sexta, dia 7, perto do Chuí, trazendo vento forte para o Rio Grande do Sul, com rajadas de vento intensas que podem passar dos 80 km/h. Segundo a MetSul, os temporais devem atingir especialmente a Metade Norte gaúcha, além de agitação marítima e ventos fortes em algumas regiões.

Barco símbolo de Arambaré Foto: Figura

O tradicional vento ciclônico, que sopra com rajadas por horas, já pode começar nesta noite, mas será mais pronunciado na sexta-feira. Afetará o Sul e Leste gaúcho, com rajadas de 60 km/h a 80 km/h.

O Litoral Sul, entre o Chuí e Mostardas, tende a ter o vento mais forte, acima de 80 km/h em algumas áreas, o que pode afetar o Porto de Rio Grande. Rajadas de vento são esperadas ainda nos Campos de Cima da Serra, Planalto Sul de Santa Catarina e no Sul catarinense.

Em Cerro Grande do Sul e demais municípios da Costa Doce, a manhã de sexta será de sol com momentos de céu nublado e pancadas de chuva, coo já tem ocorrido em alguns municípios nessa madrugada.

Centro Cerro Grande do Sul Foto: Imiliane Baz

Não são esperadas maiores consequências em razão da atuação deste ciclone, entretanto, não podem ser descartados transtornos menores, como quedas de árvores e cortes isolados de energia elétrica.

No sábado (8), ainda haverá pancadas fracas de chuva em algumas áreas do território gaúcho. Também há chance para trovoadas. O destaque do dia vai para a queda das temperaturas.

 

MetSul / NIH Univates

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS