O Rio Grande do Sul está novamente em alerta para a possibilidade de novos temporais a partir desta quarta-feira, conforme previsão da Climatempo. O avanço de uma nova frente fria aumenta as condições para pancadas fortes de chuva, especialmente em áreas já afetadas por tempestades recentes. Luíza Cardoso, da Climatempo, alerta para a preocupação nas regiões mais vulneráveis do estado.
A segunda frente fria, que se forma na Argentina e se desloca para alto mar na quarta-feira, deve influenciar o aumento da chuva em todo o território gaúcho. O Exército, que auxilia nos resgates, destaca que a queda brusca da temperatura prevista para o mesmo dia pode dificultar os trabalhos, aumentando o risco de hipotermia para as pessoas aguardando socorro.
A situação é especialmente delicada na Região Sul do RS, mas permanecem em alerta as regiões da Serra, Litoral Norte e Metropolitana de Porto Alegre. Apesar disso, há previsão de melhora em parte do estado a partir de quinta-feira, quando uma área de alta pressão deve inibir a formação de nuvens carregadas em algumas regiões. No entanto, as temperaturas devem cair, especialmente nas áreas próximas à fronteira com Argentina e Uruguai.
Para esta segunda-feira, o avanço da frente fria já provoca aumento de temporais no Sul do Rio Grande do Sul, enquanto o sol predomina em outras regiões. Na terça-feira, embora a frente fria se afaste para o mar, ainda há previsão de chuva nas regiões Oeste e Sul, enquanto outras áreas podem ter momentos de sol. As regiões Metropolitana de Porto Alegre, Serra, Litoral Norte e Norte não devem registrar chuva.