A comercialização de alimentos provenientes da agricultura familiar através de cadeias curtas é um tema de grande relevância atualmente e a Emater/RS–Ascar vem trabalhando ativamente no fortalecimento dessas iniciativas, que inclui o apoio à criação e manutenção de pontos de Feiras do Produtor. Esta estratégia aproxima o agricultor que cultiva os alimentos, da população que tem acesso à comida de qualidade.
Em Tapes, na Região Centro-Sul, os agricultores comercializam seus produtos diretamente ao consumidor no Mercado Público Municipal, localizado na Rua Mauá, nº 395, Centro. No local funciona desde 14 de dezembro de 2007 a Feira do Produtor, criada com o objetivo de melhorar a infraestrutura para os feirantes, pois anteriormente ela acontecia ao ar livre desde 1986.
O projeto para o prédio foi feito pela Emater/RS-Ascar e a estrutura construída em alvenaria, com área de 525m². O local foi dividido em 23 bancas, destinadas a comercialização de produtos rurais de origem vegetal e animal, derivados de grãos, pães, doces, conservas, compotas e outros produtos de fabricação caseira, hortifrutigranjeiros e artesanatos exclusivos dos associados. O espaço conta também com uma banca de produtos orgânicos certificados.
Além da tradicional Feira do Produtor, que acontece às quartas-feiras e sábados pela manhã, o espaço do Mercado Público também é utilizado para a realização de cursos e oficinas através da parceria entre Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Tapes (APAFT), Emater/RS–Ascar e Sindicato Rural. Os cursos e oficinas são destinados aos associados e à comunidade em geral.
Desde 2019 o Mercado Público Municipal passou a integrar os roteiros de turismo rural da Rota dos Butiazais, servindo um delicioso café colonial para grupos de turistas, mediante agendamento prévio.
Fonte: Ascom Emater/RS–Ascar – Carine Massierer