Recentemente o setor de saúde de Cerro Grande do Sul passou por uma reestruturação visando a qualificação no atendimento médico aos usuários da ESFs e da UBS 24 horas.
Para que a medida fosse implementada a administração municipal investiu na contratação de novos profissionais, sobretudo no que se refere às especialidades, incluindo o ginecologista Leonardo Mendes, o psiquiatra Thiago Vinicius de Lima Santistevan, a pediatra Katiane Baum, que é natural do município, além do clínico geral Ruan Carlos Costa de Oliveira que teve sua carga horária estendida via contrato de empresa.
A secretaria municipal de Saúde também reestruturou os turnos de atendimentos ao público na ESF Central, passando a realizar atendimentos noturnos de clínico geral e odontológico.
Os novos profissionais já estão atendendo no município desde o dia 1º de fevereiro, obedecendo uma escala de serviços organizada pelos gestores das respectivas unidades, considerando as características de cada comunidade visando a melhor cobertura.
Dos novos contratados o médico Luiz Felipe Cardoso foi designado a exercer função administrativa ficando responsável pelos sistemas de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon) e Gerenciamento de Internações (Gerint) que são funcionalidades desenvolvidas pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). O serviço consiste no cadastramento e processamento de consultas e internações vias Sistema Único de Saúde (SUS), o que agiliza e qualifica o processo.
Com a atual equipe de profissionais o atendimento médico segue o seguinte:
- O médico clínico geral, Ruan Carlos Costa de Oliveira, atende em todos os ESFs do município se alternando nos turnos da manhã, tarde e noite entre as unidades, de segunda a sexta-feira.
- O médico clínico geral, Jorge Crespo atende na ESF de São José, nos turnos da manhã, de segunda a sexta-feira.
- A médica Roseli Crestani, atende como clínica geral, nos turnos da manhã, na ESF Central, de segunda a sexta-feira.
Os atendimentos pediátricos, psiquiátricos e ginecológicos ficaram assim:
- ESF Central => todas as primeiras e últimas semanas do mês
- ESF de Brasino => Todas as segundas semanas do mês
- ESF de São José => Todas as terceiras semanas do mês
As demais especialidades como psicólogos, nutricionistas e odontólogos, atendem em todas as ESFs do município de acordo com as escalas de serviço e demanda de cada localidade.
Outra reestruturação feita pela secretaria municipal da Saúde é a implantação de um centro multidisciplinar, no antigo “berçário industrial” que passou por reformas e foi adaptado para atender a demanda de pacientes. No local está instalado o setor de vigilância em saúde e também uma sala de fisioterapia, onde atendem duas fisioterapeutas. De acordo com os gestores, está em andamento o processo de contratação de um fonoaudiólogo para atender neste centro.
A farmácia municipal que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, teve sua estrutura física ampliada e foi contratada a farmacêutica Veridiana de Oliveira Pagini, além de reforçada a equipe de servidores para o atendimento ao público.
Além das novidades a Unidade Básica de Saúde 24 horas UBS segue com atendimentos médicos de urgência e emergência, que compreende o acolhimento das necessidades agudas dos usuários.
Este setor também sofrerá alterações em seu formato de atendimento, conforme adiantou o secretário Júlio César Doze. A partir desta segunda-feira, 14 de fevereiro, será adotado o protocolo de atendimento e classificação de risco, também conhecido como Protocolo de Manchester, que consiste em uma triagem dos pacientes feita pelos profissionais da saúde capacitados para tanto, que vão avaliar a gravidade clínica de cada um e determinar a prioridade no atendimento aos que estiverem com maior risco de agravamento ou morte.
O secretário acrescentou que os pacientes que não se enquadrarem nestes quesitos serão orientados pela equipe de saúde e encaminhados para a ESF de sua respectiva localidade. Ele destacou também que os pacientes oriundos de outros municípios serão atendidos somente em casos de urgência e emergência, sendo que os demais casos deverão ser encaminhados aos seus municípios de origem.
Segundo dados da secretaria da Saúde a UBS 24h realiza atualmente em média 7.890 atendimentos e procedimentos, e cerca de 300 remoções mensais de pacientes para unidades hospitalares fora do município. Para isso conta com uma frota com quatro ambulâncias, uma van e quatro automóveis, que também transportam pacientes dentro do próprio município. São 12 motoristas, sendo 8 no setor de emergência, todos distribuídos em escalas. Esta no planejamento do setor o aluguel de mais quatro carros e uma van, e a contratação de um motorista.
“Reforço que a equipe de Agentes Comunitários de Saúde está a serviço da comunidade para dar todo o suporte necessário aos usuários. Oriento que as pessoas que precisam de atendimentos procurem estes profissionais para agendamento de consultas, pra receber informações ou tirar dúvidas a respeito dos serviços da saúde”, concluiu o secretário Doze.