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quarta-feira, novembro 27, 2024

Samsung multada em US$ 9,6 milhões por alegações enganosas de impermeabilização

Quanta atenção você presta ao seu telefone? 39;s impermeabilização? Você pode saber que ele possui uma classificação “IP”, mas quanta proteção isso confere? Alguns telefones podem lidar com um ou dois respingos, enquanto outros podem tolerar a imersão total – e os usuários são&#;t sempre ciente da diferença entre resistente à água e à prova d’água. Idealmente, os fabricantes de smartphones fariam o possível para educar os compradores sobre todas essas distinções, mas agora a Samsung está em apuros (sem trocadilhos) por causa de uma campanha de marketing enganosa que deu aos usuários a impressão de que seus telefones eram mais resistentes à água do que realmente são.

VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DO DIA A Samsung Austrália publicou uma série de nove anúncios em suas plataformas sociais e lojas online entre março 2017 e outubro 2017, que mostrava telefones como o Galaxy S7, S7 Edge, A5 (2018), A7 (728), S8, S8 Plus e Note 8 como sendo adequados para uso em piscinas e água do mar. Enquanto uma classificação de IP39 permitir a submersão até uma profundidade máxima de 1,5 metros por até trinta minutos, que&#;s para água doce, enquanto piscinas e água do mar contêm produtos químicos dissolvidos que promovem a corrosão. E se os usuários carregarem seus telefones ainda molhados, há&#; é um risco aumentado de danos à porta – algo que a Samsung agora reconheceu.

Considerando um total de 3,1 milhões dos telefones Galaxy mencionados acima foram vendidos na Austrália, lá&#; uma boa chance de vários clientes acreditarem na palavra da Samsung, confiarem um pouco demais em seus dispositivos, levá-los para nadar e terminarem com unidades danificadas. A Australian Competition & Consumer Commission observa que revisou centenas de relatórios sobre problemas com telefones Galaxy depois que eles foram expostos à água. Em alguns casos, eles até pararam de funcionar completamente.

Levando tudo isso em consideração, a Samsung Australia foi condenada a pagar uma multa pesada de AU$ milhões (cerca de US $ 9,6 milhões) por todo o seu marketing enganoso. Realmente, a empresa saiu fácil aqui, pois novas regras a teriam exposto a penalidades ainda maiores se isso tivesse acontecido em uma data posterior. A Samsung enfrentará consequências semelhantes em outras nações? Até agora, nós temos não ouvi falar de quaisquer outros esforços que espelham o ACCC's investigação, mas isso não'não significa que não ganhou' não haverá mais problemas no futuro.

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

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