17.6 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Secretaria da Saúde emite alerta a respeito da dengue

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria da Saúde (SES) publicou um informe epidemiológico a respeito da dengue. O alerta emitido pela SES tem como objetivo orientar profissionais da saúde sobre como lidarem com casos suspeitos da doença.

De acordo com o biólogo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Jáder Cardoso, “os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado, tanto de notificações quanto de confirmações. A tendência é seguir até mais ou menos junho, que é o período sazonal da doença”.

Neste ano, já foram registrados 2.252 casos de dengue no Rio Grande do Sul. Destes casos, 2.031 são autóctones (contraídos na própria residência). 193 municípios do estado possuem casos suspeitos. As regiões mais críticas são as pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) 1ª (Porto Alegre), 2ª (Frederico Westphalen) e 16ª (Lajeado). Ainda, foi confirmado um óbito por dengue em Chapada e seis outras mortes estão sendo investigadas.

Também, o estado confirmou 11 casos de chikungunya (sendo 10 autóctones) e, em relação à zika, existe até o momento a confirmação de um caso considerado importado (contraído fora do território gaúcho). Já sobre a febre amarela, não há registro de nenhum caso em humanos.

RELACIONADAS