23.1 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Segue a batalha pela saúde de Lorenzo; veja atualizações sobre o caso

Lorenzo de 11 anos morador do município de Cerro Grande do Sul sofre com a Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica, doença sistêmica e rara marcada principalmente por início agudo de anemia hemolítica microangiopatia (destruição dos glóbulos vermelhos e plaquetas).

Lorenzo recebeu o diagnóstico da doença com quatro anos de idade, mas na época a doença não era muito conhecida, e as formas de tratamento eram outras. Já no dia 16 de julho deste ano o garoto passou pela quarta crise e desde então permanece internado no Hospital da Criança Santo Antônio.

Foto: Arquivo Pessoal/Elze Laux

Na primeira etapa do tratamento, a chamada ‘’fase de ataque’’ Lorenzo utilizava a medicação eculizumabe, que custa em torno de 28 mil reais a ampola, agora necessita utilizar uma outra medicação que será de uso contínuo, Ravulizumabe, que chega a custar cerca de 89 mil reais, a dose a ser administrada deverá ser de 02 ampolas por mês, totalizando o valor de aproximadamente 178 mil reais.

Elze Laux, mãe do menino nos conta que ele está realizando Hemodiálise intercalado com dialise peritoneal.

”Essa síndrome causa micro trombos, ocasionando parada da função renal pelo bloqueio dos vasos sanguíneos no interior do rim. Plaquetas e hemoglobina caem. Potássio creatinina ureia tudo sobe. A pressão arterial sobe muito. Podendo ter parada cardíaca a qualquer momento em função do potássio alto’’ comenta a mãe do menino.

A mãe acrescenta também que Lorenzo só poderá entrar para a fila de transplante se não houver o retorno da função renal após 06 meses de tratamento.

A medicação já foi solicitada e a família ganhou a liminar na justiça, mas enquanto o estado não fornece a medicação a família do garoto de apenas 11 anos conta com a ajuda da comunidade que se mobiliza através de doações, rifas e almoços beneficentes para arrecadar verbas para ajudar a custear o tratamento.

Para ajudar a família de Lorenzo você pode adquirir um número da rifa ou ajudar na venda de bloquinhos, para mais informações entre em contato com Sonia Mara através do número (51)99764-5274.

Você ainda pode contribuir participando do almoço beneficente promovido pela comunidade da Igreja Santa Barbara. A diretoria também está arrecadando doações para o almoço.

RELACIONADAS