19.2 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 5, 2024

Segurança nas escolas é tema de audiência pública em Tapes

Na noite da última quarta-feira (12), o Centro Cultural da Escola Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes, foi palco de uma Audiência Pública que teve como principal objetivo tratar das questões relativas à segurança nas escolas municipais e estaduais.

A reunião convocada pelo Executivo Municipal contou com a presença de cerca de 400 pessoas, incluindo lideranças políticas, integrantes das forças policiais, Ministério Público do RS, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, comunidade escolar e população em geral.

Durante o debate, foram discutidas estratégias e ações com ênfase na prevenção da violência escolar.

Em sua manifestação, o prefeito Luiz Carlos Coutinho Garcez (PP) destacou o esforço da administração municipal em possibilitar um ambiente escolar seguro aos estudantes, servidores e demais membros da comunidade escolar.

– Além de gestor, sou pai e avô, ou seja, tenho as mesmas preocupações como todos que estão nesta reunião […], gostaria de frisar que a administração municipal fará tudo o que estiver ao seu alcance para proporcionar um ambiente escolar seguro para nossas crianças e jovens –, disse o prefeito.

Garcez aproveitou o momento para anunciar medidas e ações que estão sendo adotadas pelo Governo Municipal com o objetivo de atender a demanda de segurança nas escolas.

Entre as principais medidas destacam-se:

1 – Criação de uma rede de Atendimento Psicossocial que integrará as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação do Município. O objetivo principal será aumentar a oferta de profissionais que atuam na área da saúde mental, dando ênfase no apoio e assistência da rede escolar e das famílias;

2 – Contratação de vigilância privada para o monitoramento de acesso às instituições de ensino da rede municipal. A intenção do Governo Municipal era também fornecer vigilância privada para as escolas estaduais, contudo esbarrou em impedimentos legais;

3 –  Aquisição e instalação de detectores de metal nas escolas da rede de ensino municipal (sugestão dos pais e mães); 

4 – Implantação de um sistema de monitoramento, com câmeras de vigilância, cerca elétrica e alarme que serão instalados em todas as escolas da rede municipal. A ideia da Administração Municipal é que, no futuro, este sistema de monitoramento possa ser compartilhado com as forças de segurança da cidade.

Pais devem monitorar o acesso de crianças à internet

Durante a audiência, as autoridades presentes pediram para que os pais monitorem o conteúdo que seus filhos consomem na internet.

– Os pais são as autoridades dentro de suas casas, e não o contrário. Olhem o celular dos seus filhos, vejam o histórico de navegação, confiram qual conteúdo eles estão consumindo nas plataformas, observem o material que seus filhos carregam nas mochilas – orientaram. 

As autoridades policiais destacaram o trabalho das agências de inteligência das forças de segurança, que intensificaram o monitoramento das redes sociais nos últimos dias. O trabalho visa identificar qualquer tipo de ameaça que circule nas plataformas de comunicação, percebendo possíveis agressores e também aqueles internautas que espalham boatos.

Outra orientação repassada foi para que as pessoas evitem compartilhar nas redes sociais vídeos, fotos ou áudios sobre supostas ameaças de ataque às escolas. De acordo com as autoridades, muitas das ameaças compartilhadas são falsas, o que acaba gerando pânico e amplia o risco de que agressões reais aconteçam. 

Nesta semana, a Brigada Militar, em conjunto com a Força Tática, aumentou o policiamento ostensivo nos arredores das escolas estaduais e municipais de Tapes. 

Compuseram a mesa de autoridades o prefeito Garcez, o Comandante do Pelotão da Brigada Militar de Tapes, Tenente Luis Veríssimo da Rosa, o Promotor de Justiça, Caio Isola de Aro, o Escrivão da Polícia Civil, André Silva, o deputado estadual, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a secretária municipal da educação e cultura, Maristela Farias de Lima, a diretora da Escola Martha Pereira Barbosa, Fátima Coutinho da Silva, e Maria de Guadalupe Lima, que representou a deputada estadual, Sofia Cavedon.

A Audiência Pública foi conduzida pelo cerimonialista Márcio Lima.

*Com informações de ascom Prefeitura de Tapes

PUBLICIDADE

RELACIONADAS