Por Simone T. B. M. V. Iamim

Há muito tempo, estávamos despreocupados com nossas responsabilidades individuais e principalmente coletivas referente à saúde e bem-estar de uma forma geral, transformando-nos no dia a dia somente preocupados em finalizar nossas tarefas pessoais, profissionais, e muitas vezes esquecemos até de nos socializar com amigos e familiares.

Simone T. B. M. V. Iamim – Eng. Civil e de Segurança do Trabalho – CREA-RS 206.176

A pandemia atual no mundo inteiro fez que parássemos para ver que não podemos viver sem uma sociedade integrada, dar valor as pessoas que nos rodeiam em algum momento do nosso dia a dia, como familiares, amigos, colegas de trabalho, atividades esportivas, e até mesmo olharmos para dentro de nós e vermos como somos importantes uns aos outros no mundo inteiro.

Esse ano tivemos que parar para olhar a nós mesmos de uma forma diferente e agora replicado ações, fazendo com que sejamos fortes para passar por um momento de muita comoção e valorização de ações ao próximo para superação do coronavírus.

Passamos a conviver com distanciamentos social de pessoas que muitas vezes nem um bom dia dávamos, por exemplo em um condomínio residencial, vemos que agora integram famílias inteiras fazendo atividades juntas, cantando músicas, olhando para a sacada ou janela vizinha para se comunicar e não ficar totalmente isolado. Existe hoje um “isolamento com integração de pessoas”. É muito bonito de ver, o que jamais imaginaríamos fazer parte dessa socialização e juntos sermos solidários.

A partir de hoje eu início a fazer parte de um espaço para informar, divulgar, orientar e tirar dúvidas semanalmente sobre a pandemia Mundial e o que significa dentro de nossas rotinas pessoais e de trabalho.

O Ambiente e os Riscos de Doenças, estão atribuídos a um problema de saúde que afetam ou que possam afetar o indivíduo ou a sociedade no seu local de trabalho. Qual o nosso papel?

“Nós enquanto profissionais: devemos manter o estado, a qualidade ou condição seguras (livre de risco, protegido, saudável)”.

“Nós enquanto empregados (…), e nós enquanto empregadores (proteger quem estiver sob nossa responsabilidade)”.

Como caracterizar a contaminação do covid19 no trabalho? É aquele que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho individualmente ou em conjunto de uma sociedade geral?

Todas estas questões estarão aqui sendo esclarecidas e respondidas para que possamos passar por essa pandemia mais tranquilos emocionalmente, retornar as atividades no tempo certo com segurança, e fazer que nossos colaboradores, clientes, equipes, fornecedores, possam sentir que tenhamos um local higienizado e com todas precauções para que todos possam trabalhar em segurança da saúde de todos.