23 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 1, 2024

Semana deve ser menos fria e com chuva no RS

O inverno até agora rigoroso está prestes a entrar em um verdadeiro “recesso” de julho à medida que nesta primeira metade do mês devem predominar dias de temperatura mais alta e acima do que é normal para esta época do ano. As informações são da MetSul Meteorologia.

Os mapas divulgados pelo instituto meteorológico mostram as projeções de anomalia de temperatura para as tardes dos primeiros nove dias do mês de julho, pelo que é revelado no gráfico referente a temperatura da massa de ar predominante. No caso dos primeiros dez dias deste mês de julho, a tendência é que ar mais quente do que a média vai marcar o período, especialmente entre os dias 4 e 6.

As máximas já tiveram elevações nesta sexta-feira (01) com valores ao redor de 20°C e a partir deste fim de semana sobem também as mínimas que por muitos dias pela frente não vão repetir as noites geladas do final de junho e que marcaram ainda grande parte do último mês.

A grande massa de ar seco vai estabelecer um bloqueio atmosférico que será como uma “parede” para as frentes frias. Com este efeito a Metade Sul do Estado deve ter chuva volumosa nos primeiros dez dias de julho com muita instabilidade na próxima semana. Uma vez que a instabilidade terá alimentação de ar quente trazido pelo jato de baixos níveis, em alguns dias haverá o risco de temporais com chuva forte, raios e granizo.

Já no domingo (03) a chuva deve chegar fraca em algumas regiões. Na segunda (04) e terça-feira (05) a umidade e a chuva devem se concentrar Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. Já na quarta-feira (06) deve chover em todo o Estado. A Campanha e Zona Sul deverão ter os maiores volumes de precipitações que podem chegar a 60 milímetros.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS