A Secretaria da Educação ofertou aos professores no mês de julho Formações Pedagógicas sobre Ensino Religioso e Diálogos Multiculturais.

No dia 15 de julho, à tarde a formação foi sobre Ensino Religioso-Práticas Pedagógicas, com o palestrante Jackes Heck.

“Falamos sobre o Ensino Religioso com base na BNCC para a rede municipal. E a construção do entendimento elevou consciências sobre as práticas e uso da BNCC nos demais componentes.

Desejamos muito sucesso na caminhada de todos” falou o palestrante.

 

Diálogos multiculturais

Já nos dias 19 e nesta terça-feira 20 de julho, a formação é sobre Diálogos multiculturais- possibilidades na educação para as relações étnico-raciais, durante o dia todo com

nove palestras on-line sendo disponibilizadas para debater, principalmente, o papel dos educadores na promoção de novos olhares a respeito das culturas que formam a sociedade.

O projeto visa capacitar os professores no que tange às Leis 10.639/2003, de obrigatoriedade do Ensino da Cultura Afro-brasileira no currículo da Educação Básica, e 11.645/2008, que insere a Cultura Indígena nos conteúdos escolares, além de atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Entre os temas propostos estão Literatura Negra, Literatura Negra Feminina, Griôs Africanos, Bonecas Abayomi, Poéticas Periféricas, Área Indígena e Cosmologias Indígenas Guaranis e Kaingangs.

Programação

Encontro Introdutório (livro Pequeno Manual Antirracista e sugestões de conteúdo para aplicação) – Taís Costa – Agente de Cultura do Sesc Santa Rosa

Na segunda-feira professores estiveram participando e interagindo com palestrantes que abordaram os seguintes temas:

19/07, 8h: Literatura Negra – Ronald Augusto

19/07, 10h30: Literatura Negra Feminina – Lilian Rocha

19/07, 14h: Griôs Africanos –Jonatan Ortiz Borges

19/07, 15h30: Bonecas Abayomi – Clarice Tomaz

Já nesta terça feira o projeto se encerra as 15h30min com os seguintes temas e palestrantes:

20/07, 8h: Poéticas Periféricas – Richard Serraria, Chiquinho Divilas e Cristina Rosa

20/07, 10h30: Área Indígena – Xadalu Tupã Jekupé

20/07, 14h: Cosmologias Indígenas Guaranis – Douglas Barbosa

20/07, 15h30: Cosmologias Indígenas Kaingangs – Joseane Sales

 A realização é uma parceria da SMEDC Sertão Santana com o SescRS.

Em nota divulgada na página da Prefeitura de Sertão Santana, foi destacado que durante esses dias os alunos da rede municipal permaneceram em aulas remotas. Lembrando que essas formações já estavam contratadas antes do retorno presencial, das aulas, portanto não se teve a possibilidade de mudar as datas.