Os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Tapes, participaram nos dias 18, 19, 25 e 26, dos cursos de APH (atendimento pré-hospitalar) e SBV (suporte básico de vida), ministrada pela empresa Azimute Treinamentos. A carga horária dos cursos totalizou 40 horas.
O público-alvo foi técnico de enfermagem, enfermeiros e motoristas. O objetivo foi capacitar e dar suporte para os profissionais no atendimento as vítimas de traumas e do atendimento de urgência e emergência fora do ambiente hospitalar.
O curso abordou as técnicas e práticas de segurança do local, cinemática do trauma, avaliação primária, avaliação secundária, desobstrução de vias áreas, reanimação cardiopulmonar, hemorragias, ferimentos, estado de choque, queimaduras, mobilizações, além de outras técnicas de resgate e salvamento.
Para a secretária da saúde, Marlene Heidrich, os cursos de pré-atendimento e suporte básico de vida são essenciais no atendimento de urgências e emergências. “São técnicas que são fundamentais para salvar uma vida no momento do atendimento’’, conclui.
Participaram profissionais de todas as unidades de saúde do município, incluindo ESF Centro, Borges, Wolf e Arroio.
ASCOM: Prefeitura Municipal de Tapes