19.4 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 7, 2024

Sicredi Interestados RS/ES investe em placas solares

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa preocupada com o desenvolvimento da comunidade e, principalmente, com os impactos no meio ambiente. Entre as ações que fazem parte da estratégia de sustentabilidade e envolvem todas as cooperativas do sistema, está a de gestão de emissão de gases de efeito estufa, que contribui diretamente para a agenda de combate às mudanças climáticas. Para o Sicredi, a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do efeito positivo econômico, social, ambiental e climático, reduzindo os impactos adversos e gerando valor para os associados, colaboradores, comunidades e demais partes interessadas, conforme esclarecido no relatório de sustentabilidade do Sicredi ano 2022.

Pensando no trabalho desenvolvido ao longo do ano com os colaboradores e associados, a Cooperativa Sicredi Interestados RS/ES instalou, no último mês, 1.125 módulos voltaicos para geração de energia limpa e sustentável. Os módulos foram instalados na sede da cooperativa e nas agências das cidades de São Lourenço do Sul, Arroio do Padre, Canguçu, Fragata e Salgado Filho. A energia gerada nesses pontos será distribuída também para as agências da área de atuação da cooperativa no Rio Grande do Sul. A estimativa de geração de energia pelas placas já existentes na sede desde sua inauguração e as instaladas no último mês é de 816.152 kWh/ano. Ao mês, a geração de energia é a mesma necessária para atender a 470 residências, conforme média do consumo energético brasileiro ao mês, que é de 152,2 kWh, segundo dados do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina (LABEEE – UFSC).

Para o Diretor de Operações da Sicredi Interestados, Jair Antonio Giacobbo, “o objetivo de implantação dos painéis fotovoltaicos na cooperativa é atender toda a demanda de consumo de energia nas agências e sede, além de atender ao 7 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, pactuado junto à ONU, que é energia acessível e limpa. Umas das expectativas é que nosso projeto sirva de inspiração para associados e a comunidade, e tenham preocupação com a geração de energia sustentável, para atender suas atividades econômicas”.

As placas de energia sustentável entram em funcionamento até o final do ano, após o fluxo de liberação pela companhia de energia elétrica. Para o próximo ano, a cooperativa planeja que todas as novas agências já recebam as placas de energia sustentável, conclui Jair.

Os associados interessados em seguir o exemplo de sustentabilidade da cooperativa podem procurar uma empresa de instalação de placas solares da sua confiança para que ela faça uma avaliação da quantidade de placas necessárias para compensar o consumo residencial, empresarial ou de propriedades rurais e, caso necessário, de posse do projeto, procurar a sua agência Sicredi para viabilização do investimento, esclarece o gerente da agência Dom Joaquim, Eloy Bonow.

*Com informações de Ascom Sicredi

RELACIONADAS