No último dia 11 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Sertão Santana completou 31 anos de atividade no município. Para comemorar essa data especial, não faltaram descontos, tanto para associados quanto para não associados.
Em conversa com o Portal ClicR, o presidente Flavio Avelino Koch explicou que o STR surgiu no mesmo ano da emancipação de Sertão Santana, em 1992. Anteriormente, o sindicato era uma extensão do município de Guaíba, onde a primeira diretoria que assumiu tinha como presidente Sergio Decavatá.
Após Decavatá, Flavio Avelino Koch foi o segundo presidente da instituição, atuando até hoje. São 26 anos coordenando os trabalhos do STR, buscando proporcionar o melhor aos associados e agricultores em geral.
Dentre as muitas conquistas, Koch destacou o PRONAF (empréstimo rural com juros melhores), programa que conseguiu implementar após muita luta e pressão. Por meio do empréstimo rural, o município construiu 60 casas.
O presidente também lembrou de um período muito importante para os trabalhadores rurais, onde o INSS atuava dentro do sindicato com uma unidade móvel, sendo possível fazer qualquer atendimento que beneficiava os produtores.
Benefícios aos associados
Com diversas vantagens nas compras, o sindicato possui cerca de 600 associados em dia e busca sempre oferecer cursos gratuitos por meio do SENAR. Ainda, o STR disponibiliza aos associados auxílio com questões burocráticas, como declaração do imposto de renda, pagamento de impostos da agricultura e encaminhamento de documentos e pedidos, sendo estes alguns atrativos para novos sócios.
O STR de Sertão Santana é o braço direito dos trabalhadores rurais, assalariados e agricultores familiares e está sempre em busca de projetos que visam o melhor para eles.