22.6 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 25, 2024

Sobe para 46 o número de mortes após passagem de ciclone no RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou a morte de 46 pessoas devido às enchentes causadas pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado. O novo boletim foi divulgado na manhã desta segunda-feira (11).

O município de Muçum registra o maior número de mortes, com 16 óbitos confirmados. Em seguida, está Roca Sales, que contabiliza 11 mortes. Os demais óbitos foram registrados em Cruzeiro do Sul (cinco), Lajeado (três), Estrela (dois), Ibiraiaras (dois) e Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza, Bom Retiro do Sul e Colinas (um óbito em cada cidade).

Conforme o governo estadual, 46 pessoas seguem desaparecidas, sendo 30 em Muçum, oito em Lajeado e oito em Arroio do Meio.

Até o momento, 3.130 pessoas foram resgatadas. Há 4.794 pessoas desabrigadas, 20.490 desalojadas e 924 feridas. Os dados também apontam que 92 municípios foram afetados pelas chuvas.

Alertas meteorológicos

Para receber alertas meteorológicos, o cidadão deve enviar um SMS para 40199 com o CEP da localidade onde reside. Após o envio da mensagem, o morador receberá as informações.

Também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário realizar cadastro pelo telefone (61) 2034-4611, clicando neste link. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento – basta enviar um “oi”. Após a primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

RELACIONADAS