A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou o “Guia sobre a covid-19 e suas manifestações cutâneas”, que tem como objetivo ajudar a população a entender de que forma o contágio do vírus pode resultar em lesões na pele, cabelo e unhas. O guia informa que aproximadamente seis em cada cem pacientes apresentam algum tipo de lesão na pele. O número pode parecer baixo, entretanto, essas lesões facilitam o diagnóstico precoce da covid-19.
As lesões mais comuns, identificadas em pacientes com covid-19, são manchas vermelhas. De acordo com a SBD, “elas são chamadas de exantema ou rash. Os especialistas pontuam que surgem nos primeiros dias da doença e podem coçar e descamar. A melhora ocorre de forma espontânea, com a recuperação do quadro clínico”.
A covid-19 também pode provocar queda capilar intensa. Esse sintoma se inicia entre o primeiro e o terceiro mês após a infecção viral e sua duração pode ser variável. Conforme explicado pelos médicos, alimentação adequada e lavagem na frequência recomendada podem ajudar. Em casos mais específicos, o tratamento com suplementação de nutrientes e medicações pode ser necessário, mas deve ser orientado por dermatologista.