16.3 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

SOS Agro RS em Passo da Estância / Mariana Pimentel

Todo Agro do Rio Grande do Sul precisa de socorro

Dentre os muitos municípios que estão aderindo ao Movimento SOS Agro RS, Mariana Pimentel mais precisamente na localidade de Passo da Estância na BR 116, já conta com grande movimentação de produtores rurais vindos de Mariana Pimentel, Barão do Triunfo, Sertão Santana e Barra do Ribeiro.

Quem passa pela BR, já percebe a grande movimentação de maquinários e caminhões, é bem verdade que no domingo Dia dos Pais, já se percebia-se um tímido movimento no local, e já nesta manhã de segunda-feira 12 de agosto produtores já chegavam com seus maquinários aderindo ao movimento que deverá se estender até amanhã terça-feira.

O forte frio não desanimou os produtores que começavam a chegar cedo, e foi ganhando força no decorrer do dia, munidos de confiança, união e apoio de muitas entidades e parte do comércio, centenas de agricultores que deixaram seus afazeres para se dedicar ao SOS Agro RS buscando uma reivindicação imediata do governo federal em apoio ao setor que, desde 2021, acumula perdas produtivas, estruturais e financeiras devido às extremidades climáticas.

Até o momento 30 tratores mais 7 caminhões estão no local, podendo ter a participação de mais maquinário, para amanhã já são esperado um total de mais de 40 tratores.

Durante a manhã tratores de Sertão Santana se locomovendo até Passo da Estância

Agricultores de uma forma pacifica buscam soluções, e a paralisação visa reforçar seus pedidos diante de grandes perdas em todo o Estado Gaúcho.

Reivindicações:

* Prorrogação de dívidas por 15 anos, com 3 anos de carência e taxa de juros de 3% ao ano.

* Crédito reconstrução e capital de giro.

* Securitização e anistia de dívidas do Pronaf e Pronamp com taxas de juros de 1% a 3% e prazo de reembolso de até 15 anos.

* Anistia das parcelas de crédito fundiário e do Programa Nacional de Habitação Rural com vencimento de maio de 2024 a dezembro de 2025.

* Linhas de crédito de R$ 20 milhões para assistência técnica e extensão rural, crédito para reconstrução de propriedades e capital de giro para cooperativas de produção.

*Auxilio emergencial de 1 salário mínimo por seis meses para famílias rurais.

ORGANIZADORES:

Simone Turato, Pedro Antônio Schonhofen Junior, Camilo Pereira Feijo, Anderson Michaelsen, Paulo Learsi, Josi Wagner e Daniel Bednarek.

 

 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS