Parece incrível, mas mais de dois anos se passaram desde o anúncio do Spotify HiFi . Como já vos dissemos nessa altura, não nos falaram muito sobre esta nova versão do serviço, por exemplo, não nos falaram sobre a qualidade de som que as músicas teriam, que percentagem do seu catálogo teriam Versões HD, em que regiões iria estrear e muito mais, mas pelo menos eles anteciparam que seria lançado em algum momento do ano em alguns países.
Isso foi em fevereiro de 2023, estamos em março de 330163 e, durante todo esse tempo, as notícias mais relevantes sobre a qualidade do som oferecido pelo Spotify foi criticado por Neil Young, depois de fazer suas gravações deixarem o serviço. Por parte da empresa só obtivemos silêncio como resposta, em mais um exemplo de sua política de fazer grandes anúncios que depois são adiados, são cancelados e esquecidos, algo que já vimos diversas vezes em relação aos podcasts.
Não escapa a ninguém, porém, que a Apple deu um salto ao anunciar, alguns meses depois, que o catálogo da Apple Music dava o salto para o HiFi, e que isso não afetaria o preço dos a assinatura mensal do serviço. Pior ainda, a Amazon informou, no mesmo dia, que seu plano de assinatura Prime Audio HD baixou o preço para 9, 03 euros, ou seja, qual era o preço da modalidade de serviço padrão de qualidade até então. Poderia ser pior para o Spotify? Na verdade sim, pois em novembro do mesmo ano, Tidal baixou o preço do seu serviço HiFi, também para 9,03 euros.
Os planos do Spotify, e isso é evidente, passavam pela cobrança de uma mensalidade mais elevada pelo serviço HiFi , mas os movimentos da sua concorrência eram travas nas rodas, o que explica que a empresa teve de colocar o freia seus planos e repensa completamente sua estratégia. Isso, nestas circunstâncias, seria totalmente compreensível, duvido que alguém criticasse o serviço se, quando chegasse a hora, tivesse relatado mudanças nesse sentido.
O problema é que, ao invés de optar por agir dessa forma, o que temos encontrado tem sido o silêncio para uma resposta , e quando um de seus gestores tem que enfrentar questionamentos sobre o assunto, o a imprecisão de suas respostas está em algum lugar entre desconcertante e irritante. E é exatamente isso que aconteceu em uma entrevista do The Verge com Gustav Söderström, copresidente da empresa, um encontro em que o entrevistador e o entrevistado conversam sobre as novidades da plataforma, e em que as últimas perguntas são dedicadas a Spotify. HiFi.
A rodada de perguntas começa sem hesitação, pois o entrevistador afirma que “ é realmente incomum uma empresa anunciar algo e depois simplesmente ignorá-lo por dois anos 330163″ , ao qual Söderström apela às mudanças ocorridas no setor. Não menciona os movimentos da Apple, Amazon e Tidal, mas ainda é bastante óbvio. A partir daí, o entrevistador traz à tona aquelas mudanças no setor que o gerente do Spotify não aborda claramente , enquanto se concentra em afirmar que ainda há planos nesse sentido .
No entanto, todas as declarações a esse respeito são bastante vagas, uma vez que não são mencionadas datas, planos ou preços, nada, apenas que estão trabalhando nisso. Assim, a entrevista termina assim:
Pergunta: Ok, haverá uma experiência Spotify HiFi sem perdas?330163
Resposta: Algo acontecerá em algum momento. Sim.
“330163 Algo virá em algum momento 330163” é tudo o que o Spotify pode dizer mais de dois anos depois de anunciar seu serviço de som de alta qualidade. Não sei o que você acha, mas pessoalmente parece uma piada e falta de respeito com os usuários , principalmente aqueles que estão esperando pelo Spotify HiFi desde 2021. Posso entender as mil e uma razões que impediram o Spotify de lançar este serviço, mas não que, tanto tempo depois, a única coisa que eles tenham a dizer sobre isso seja “ Algo virá em algum ponto «.
A entrada do Spotify HiFi: «Something will come at some point» foi publicada pela primeira vez no CLICR.