25 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, abril 26, 2024

Surgimento de piranhas no RS preocupa pescadores

O Rio Grande do Sul está em alerta devido à presença das piranhas vermelhas, peixes carnívoros também chamados de palometas. Esses peixes estão sendo encontrados em grande número no Rio Jacuí. Os municípios de Rio Pardo, Venâncio Aires, Vale Verde, Santo Amaro, General Câmara e Cachoeira do Sul são os mais afetados.
Há em andamento um Grupo de Trabalho com representantes de entidades para tratar sobre a questão, inclusive com recursos disponíveis da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para desenvolver um projeto.  O secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana, informou que o órgão está monitorando, junto com o Ibama, a área atingida pela invasão para encontrar elementos que possam controlar a situação.
O promotor de Justiça Daniel Martini, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, afirmou que há a possibilidade de o órgão colaborar na implementação das soluções apontadas por meio de recursos do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.
Os impactos, além da economia, atingem também o turismo e no próprio equilíbrio ambiental de espécies nativas do rio. Autoridades estão em alerta devido a possibilidade deste predador chegar em breve ao rio Guaíba, que banha a capital Porto Alegre.
Estimativas que chegaram ao conhecimento do governo estadual indicam que o aparecimento das piranhas vermelhas já causa perdas que chegam a 80%.
PUBLICIDADE
Matheus Medeiros
Matheus Medeiros
Contato: E-mail: [email protected] Facebook: Matheus Medeiros

RELACIONADAS