A Prefeitura de Tapes, através da Secretaria de Obras, Viação e Transporte, intensificou os trabalhos de recuperação da infraestrutura urbana e rural após as fortes chuvas registradas nesta semana.
Tapes, assim como os demais municípios, tem sofrido com os estragos provocados pelo aumento do nível da Lagoa dos Patos, somado a alta incidência de chuvas registrada em setembro, que causou graves estragos em diferentes pontos do município.
Em entrevista a uma rádio locqal, na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de obras, João Paulo Ziulkoski, falou sobre os desafios que os municípios do RS estão enfrentando com o clima severo, e classificou como “catástrofe” os eventos registrados neste mês.
Somente em setembro foram registrados quase 20 dias de chuva, o que ocasionou grandes estragos em estradas, pontes, bueiros, calçamentos, orla das praias, assim como em diversos outros locais.
Somente pontos com “afundamento de rua” são 72 registrados em toda área urbana de Tapes.
“Vai ser um trabalho incansável e demorado, pois infelizmente vai levar tempo para nós restabelecermos todos os serviços da secretaria de obras. Mas não vai nos faltar vontade e garra para vencermos mais este desafio”, projetou o secretário, ressaltando que primeiramente o foco é proteger as pessoas que correm risco devido as inundações. “Primeiro vidas, depois bens”, concluiu Ziulkoski.
As patrolas do setor de obras estão trabalhando até as 22 horas, e vão trabalhar inclusive aos finais de semana para recuperar o máximo de vias e demais estruturas possíveis em um curto espaço de tempo.
Por fim, o secretário aproveitou a entrevista para agradecer todos os servidores de sua pasta que não mediram esforços para atender a população nestes últimos dias, principalmente nos momentos difíceis enfrentados por conta dos alagamentos e inundações.