A Prefeitura de Tapes, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), promoveu a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, um evento que teve início no começo de abril.
As atividades começaram com a Caminhada Azul em parceria com a APAE Anjos da Lagoa realizada na segunda-feira, (01/04), onde alunos das escolas, distribuíram panfletos e caminharam com cartazes pela conscientização do autismo. A construção de uma faixa coletiva na Praça Rui Barbosa e uma palestra com a pedagoga Cintia Mara Gonçalves marcaram o primeiro dia.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na terça-feira, foi celebrado com apresentação do PROJIM e uma palestra comovente do aluno da APAE de Tapes, Bruno Boeira. Oficinas e atividades educativas também fizeram parte do dia, incluindo uma apresentação musical da Escola Martha. À noite, uma palestra sobre comunicação, marcos do desenvolvimento, comunicação aumentativa e alternativa foi ministrada pelas fonoaudiólogas Larissa Lima e Luiza Wittzorecki.
Na quarta-feira, palestras com profissionais como a nutricionista Carolina Tejada que dialogando com o público geral sobre alimentação e nutrição, e Fabiana Galperin que trouxe o tema “Características e desafios” para todos que estavam presentes. Um filme de conscientização foi exibido à noite, ampliando o entendimento sobre o tema.
O último dia trouxe uma palestra para os estudantes da rede pública, enfatizando a conscientização, conduzida pelo psicólogo Emiliano Jaskulski.
A semana foi marcada pela integração entre alunos, psicólogos, professores, pais, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, nutricionista, resultando em aprendizado valioso sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
ASCOM: Secretaria de Educação e Cultura de Tapes