O agricultor Luis Raimundo Koroczak, da localidade de Arroio Grande é um dos feirantes que estará ofertando peixes na Feira do Peixe Vivo que acontecerá em Barão do Triunfo nos dias 13 e 14 de abril. O evento organizado pela secretaria municipal de Agricultura com apoio da Emater/RS-Ascar será promovido na praça central Prof. Fernando Dalbem.
“Vamos levar carpas Capim e de lambuja algumas tilápias e jundiás. Não consigo estimar o tanto, pois o açude é sempre uma surpresa, não dá pra saber quanto de peixe vamos tirar”, comenta o produtor.
Koroczak já participou da feira em pelo menos outras três oportunidades e diz que está contente com a retomada do evento. Ele revela que largou cerca de 150 alevinos da carpa Capim no açude que podem estar em ponto de comércio, mas acredita que não estão “muito grandes”.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Adilson Kologeski outros dois produtores estarão ofertando peixes nos dois dias da feira. Uma banca vai comercializar vinho colonial. O secretário está otimista com a retomada do evento.
“A nossa expetativa é boa, uma vez que ficamos impedidos por dois anos de realizar a feira que é tradicional na Semana Santa. Sabemos que as pessoas estão aguardando ansiosas para adquirir o peixe fresco, recém tirado dos açudes e um vinho de ótima qualidade produzido aqui mesmo em Barão do Triunfo”, avalia Kologeski.
Os preços dos peixes devem variar entre R$ 12 e R$ 16 o quilo, dependendo das espécies e tamanhos.