21.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Tempo melhora e permite avanço no plantio de culturas de verão

A melhoria do tempo possibilitou dias ensolarados e com temperaturas favoráveis à implantação de novas áreas de milho e para o desenvolvimento da cultura no Rio Grande do Sul. Até o momento foram semeados 81% da área projetada para esta safra, que é de 771.578 hectares.

De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (14/11) pela Emater/RS-Ascar, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), atualmente, 73% das lavouras de milho estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 17% em floração e 10% em enchimento dos grãos. A recorrência de precipitações aliada a temperaturas amenas favorecem o desenvolvimento da cultura.

Soja

No mesmo período, a implantação da soja no RS chegou a 28% da área prevista na intenção de plantio, que é de 5.956.504 hectares. As lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo. Na região de Santa Rosa, a semana apresentou dias de tempo seco alternados com a ocorrência de chuva.

As condições favoráveis foram insuficientes para reduzir a umidade do solo, que impediu a movimentação de máquinas. No período, a região apresentou plantio em 23% da área prevista para safra. As áreas implantadas antes da sequência de dias chuvosos (última quinzena) estão com bom crescimento, estando satisfatório e sem problemas de pragas.

Nas lavouras plantadas recentemente houve registro de tombamento de plântulas (damping off), causada por fungo de solo (Rhizoctonia solani). As lavouras já germinadas apresentam grande competição com gramíneas de inverno, que, devido ao excesso de chuva, acabaram germinando, e muitos produtores tiveram que realizar capina química.

Arroz

A implantação da cultura do arroz no RS chega 64% da área prevista para o Estado, que é de 961.377 hectares. As lavouras implantadas estão em desenvolvimento vegetativo. O tempo instável tem provocado atrasos na implantação da cultura, quando comparada com a evolução ocorrida na safra passada que, no período, já apresentava 88% do arroz semeado.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as lavouras de arroz estão 100% em desenvolvimento vegetativo. No município de Hulha Negra, os produtores retomaram as atividades de plantio das lavouras com turnos ampliados para recuperação dos atrasos ocorridos em decorrência das chuvas. Algumas lavouras estão sendo replantadas e é realizada recuperação de taipas. Em geral, os municípios estão retomando os preparos do solo e plantio.

Feijão

No levantamento da Emater/RS-Ascar, a cultura do feijão 1ª safra apresenta 73% da área implantada e as lavouras se encontram nas fases de desenvolvimento vegetativo (70%), floração (17%) e enchimento de grãos (13%).

Na regional de Frederico Westphalen, 100% das lavouras já foram implantadas. Na região de Porto Alegre, a semeadura do feijão foi prejudicada pela ocorrência de chuvas. A cultura se encontra com 65% da área implantada e as lavouras apresentavam-se com 82% na fase de desenvolvimento vegetativo, 13% em floração e 5% em enchimento de grãos. Os produtores prosseguem preparando o solo e realizando tratos culturais.

Fonte: Emater/RS

Foto: Palácio Piratini

Matheus Medeiros
Matheus Medeiros
Contato: E-mail: [email protected] Facebook: Matheus Medeiros

RELACIONADAS