20.2 C
Cerro Grande do Sul
quarta-feira, maio 1, 2024

Teófilo Slawski futuro Diácono de Chuvisca recebe Ordem Menor

No dia 18 de março de 2023, no Santuário da Mãe de Deus – Bairro Cascata em Porto Alegre, na Missa Solene das 10 horas, 16 alunos da Escola Diaconal São Lourenço, da Arquidiocese de Porto Alegre, localizada no Seminário de Viamão, receberam do Bispo Dom Bertillo Mohrs a ordem menor do Acolitato. Para entender, existem na Igreja dois tipos do Ministério de Diaconato: o transitório e o permanente.  O transitório, que recebe o sacramento de primeiro grau para depois se tornar Sacerdote/Padre. O permanente para homens casados ou viúvos que não pretendem ser padre. Por isso, podem ser casados, pois o sacerdote, na Igreja do Ocidente, precisa ser solteiro ou viúvo. É o caso destes 16 homens que, desde 2020, estão estudando e já receberam a ordem menor do Leitorato, que, como o acolitato, são passos que antecedem ao Diaconato.

 O Leitorato, que foi conferido pelo Bispo a cada candidato individualmente em sua Comunidade local (Paróquia), dá ao futuro Diácono o dever de proclamar e pregar a Palavra e o Acolitato, que nesta data foi conferido em grupo no Santuário Mãe de Deus, de servir o altar, auxiliar o Sacerdote na Santa Missa e distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, sobretudo aos enfermos e expor o Santíssimo Sacramento.

Esses 16 alunos, originários de várias Paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, concluirão os estudos em agosto de 2023. A partir das conclusões dos estudos preparatórios, serão ordenados em suas Comunidades Paroquiais, conforme calendário previamente acertado com o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, que os destinará por Provisão Oficial para auxiliar os Párocos em suas comunidades, prestando o Serviço da Caridade, Celebração da Palavra, Exéquias, realizando batizados e assistindo Casamentos, além de visitar famílias, dar bênção a casas, doentes, objetos de devoção.

Entre os candidatos ao Diaconato está Teófilo Slawski morador de Chuvisca

Conheça a história do Futuro Diácono:

Teófilo Slawski Neto, nasceu em 24/07/1960 no Hospital São José de Dom Feliciano, filho de Vicente (In Memorian) e Leocádia Slawski, cresceu educado na fé participando com os pais e irmãos, Alina Lúcia e Luís (In Memorian), na Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa até os 18 anos.

Em 1979 serviu a Pátria, como reservista no Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul.

Em 1080 foi admitido no seu primeiro emprego como Orientador Agrícola em uma empresa fumageira, vindo exercer as funções em Chuvisca, onde conheceu Elma Miritz com quem celebrou o Sacramento do Matrimônio em 02/01/ 1982. Pai de duas filhas, educadasna fée casadas dentro dos critérios cristãos, onde acolheu como filhos seus genros.

Tendo como colega de trabalho o Sr. Octávio Pádua de Oliveira, este era Ministro da Eucaristia na Comunidade São José, este o convidou para participar e o indicou para a preparação do Ministério da Eucaristia que recebeu o mandato em dezembro de 1984 do então Arcebispo Metropolitano Dom Cláudio Colling.

Ao longo destes anos, além do Ministério da Eucaristia, Teófilo participa da coordenação da Comunidade, na ausência do Padre faz a Celebração da Palavra e da Eucaristia, Exéquias, prepara pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo, participa de movimentos da Igreja como Encontro de Casais com Cristo, Apostolado da Oração, Caminho Neocatecumenal, entre outros.

Produz e apresenta programas religiosos na Rádio Comunitária local e Lives no Facebook.

Recentemente participou da formação da Paróquia São João Paulo II.

Inserido neste contexto de Igreja, conheceu amigos que receberam o Ministério do Diaconato e sentiu um chamado para aumentar sua contribuição no serviço à Igreja.

Em 2017, o Pároco Padre Amadeu Gomes Canellas o inscreveu no Propedeutico que é um tempo de estudo e discernimento vocacional na Arquidiocese onde participou por um ano.

Em 2020 foi criada pelo atual Arcebispo Dom Jaime Spengler a Escola Diaconal São Lourenço no Seminário de Viamão e, juntamente com 18 colegas da Arquidiocese de Porto Alegre e mais 4 da Diocese de Osório, iniciou os estudos, os quais estão previstos encerrar em agosto deste ano.

Teófilo já recebeu as ordens menores que são passos anteriores ao Diaconato, o Leitorato e o Acolitato e sua Ordenação está prevista para outubro no Tríduo em honra ao Padroeiro de Chuvisca São João Paulo II.

“Desejo, se for a vontade de Deus, até o último dia de minha vida, usar todo meu potencial para servir minha Igreja, aproximando de Jesus Cristo o maior número de pessoas que puder”, O futuro Diácono agradece imensamente o apoio de toda a Comunidade Paroquial e principalmente do Padre Gerson Schmidt, atual Pároco que não mede esforços para ajudar no que pode.

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS