Céu azul, dedicação, empenho; foram alguns dos ingredientes que resultaram no sucesso desta XXVI Festa do Boi no Rolete
Sertão Santana – As festividades referentes aos 32 anos de Sertão Santana culminaram neste domingo 24 de março (data oficial da emancipação) com a realização da tradicional Festa do Boi no Rolete, festa que foi marcada pelo clima agradável, e um expressivo público.
A presidente Noeli Schranck agradeceu muito o belo dia o qual o evento foi agraciado, a presença de todo o público que esteve prestigiando, bem como toda a diretoria e membros da comunidade que estiveram buscando fazer o melhor a todos os visitantes.
“Em nome da comunidade IECLB eu tenho muito que agradecer, primeiramente a todos que estiveram prestigiando nosso evento, os empresários expositores, nossa equipe que trabalhou incansavelmente para poder oferecer sempre o melhor aos visitantes, copa, cozinha, assadores, aos responsáveis pelo Boi no Rolete, destaco também a participação de nossos membros onde todos se fizeram presente” Agradeceu Noeli.
SOBERANAS
Uma grande programação foi preparada para atrair e divertir a quem se fez presente. A receptividade é uma das marcas fortes da comunidade sertanense, característica que ficou evidenciada na festa pela presença das soberanas do município, Rainha Nathalia Almeida Ramos, 1° Princesa Joana Laux Teifke e 2° Princesa Nathalia Silva da Luz, que durante boa parte do evento estiveram interagindo com os visitantes, visitando expositores tirando fotos e distribuindo graça e simpatia.
Gastronomia
Dentre as diversas atrações da festa a gastronomia é com certeza a que mais se destaca, principalmente pelo prato que dá nome ao evento: “O Boi no Rolete”. Trata-se de um novilho que é assado inteiro em uma churrasqueira especial e por uma equipe treinada que prepara a carne com a adição de temperos de forma injetada, e o controle do fogo também é importante, até que ao meio dia a iguaria fica ao ponto para servir aos visitantes, levando um total de aproximadamente 16h para assar.
Visitantes que vieram de excursão de outros municípios, bem como para rever amigos e apreciar a festa destacaram que pela primeira vez estiveram conhecendo o tão falado Boi no Rolete, como foi o caso de um grupo de Santa Catarina presente no evento.
Esse ano a doação do Boi no Rolete foi da própria Comunidade, onde além do tradicional assado o visitante tinha a opção de comprar churrasco convencional, galeto e a carne moída assada no espeto. Daniel Woltmann explicou um pouco como é feito esse preparo do Boi no Rolete que necessita do auxílio de seis casais para o manuseio desde o momento que é colocado na churrasqueira especial em forma de cúpula até a venda das porções.
Estiveram preparando o boi, Daniel e Gissele Woltmann juntamente com Telmo e Sirlei Rosenau, Claudio e Naura Schranck, Gildomar Friedrich, Edegar, Friedrich, Erick Conceição Friedrich e Suelen de Souza Reis e o amigo Tulio.
Ao lado do espaço onde é preparado o Boi no Rolete uma equipe de quase 20 assadores se dedicava para o churrasco, galeto e a carne moída e assada no espeto, muitos foram os elogios pelo bom assado, já na cozinha outra equipe se dedicava no preparo de saladas, atendimento ao público comercializando diversos produtos feito por elas, cucas, salgados, sonho dentre outros…
Carne moída assada no espeto
Outro atrativo da culinária local é a carne moída assada no espeto. Uma especiaria já popular na região, mas desconhecida de muitos visitantes. Com um sabor acentuado por diversos tipos de temperos e a maciez da carne, o assado conquista a todos que experimentam e atualmente não pode faltar nas festas regionais, sendo servido geralmente como entrada, antes do churrasco.
Roleta
Muita integração na tradicional roleta, que contou com a participação forte dos visitantes que prestigiaram esta atividade levando muitos brindes para suas casas.
Exposição
Artesanato, confecções, produtos coloniais, artigos de bazar, flores, doces, carros, tratores placar solares. Tudo isso podia ser encontrado no espaço reservado para os estandes de exposição na festa. Os visitantes puderam “encher” os olhos com tantos produtos bonitos ou até mesmo fechar negócios no local, aproveitando as oportunidades oferecidas. Também no local para a alegria da criançada brinquedos infláveis, onde os pequenos aproveitaram para gastar energias.
FEIRA DE ARTESANATO E PRODUTOS COLONIAIS
Dentro do CTG Tio Raymundo localizado em frente da festa, estiveram expondo seus produtos artesanais, moradores do município, a feira foi organizada pelo Escritório Municipal da Emater/RS, onde também contou com a presença da APAE.
Animação musical
Antes do almoço a banda Típica Alemã já animava o ambiente com suas tradicionais músicas instrumentais em estilo alemão, animando os visitantes da festa, desfilando entre as mesas montadas no pavilhão e as que ficaram ao ar livre, nas sombras das árvores. O grupo percorria toda a extensão da festa interagindo com o público e divertindo a todos conquistando carinho e admiração e muitos registros.
Abrilhantando o evento teve a apresentação do grupo “Lustig und Freunden” com dança Folclórica Alemã.
E para encerrar com chave de ouro a banda mais aguardada “Doce Desejo” subiu no palco e iniciou seu show, deixando o pavilhão pequeno de tanta gente que esteve prestigiando e dançando até o final.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS