Quatro jovens, com idades entre 16 e 24 anos, foram encontrados mortos em uma BMW na manhã desta segunda-feira (1º), em Balneário Camboriú. As autoridades apontam para uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, como causa do incidente, levando à liberação de monóxido de carbono no veículo durante aproximadamente quatro horas.
Ao delegado Bruno Effori, a família disse que o veículo havia passado por uma customização recente no sistema de escapamento do carro. A polícia busca saber se tem relação com o vazamento.
O delegado Bruno Effori revela que a perícia identificou uma perfuração no sistema de escape da BMW, entre o motor e o painel, permitindo o vazamento do gás letal para o interior do carro. Isso resultou em asfixia e parada cardiorrespiratória nos ocupantes.
Esta trágica ocorrência destaca os perigos do monóxido de carbono, um gás inodoro e invisível. O especialista Álvaro Pulchinelli Jr. explica que o CO se liga à hemoglobina no sangue, impedindo o transporte vital de oxigênio pelo corpo, levando à morte por asfixia.
Riscos e Prevenção
1. Ação do CO: O monóxido de carbono substitui o oxigênio no sangue, privando os órgãos de oxigênio essencial à vida.
2. Fontes do Gás: Presente em emissões de combustão, como carros, fogões e sistemas de aquecimento. Pode acumular-se em espaços fechados.
3. Sintomas: Desde dores de cabeça e tonturas até confusão mental. Difícil perceber devido à ausência de cheiro e cor.
4. Prevenção: Inspeção anual de aparelhos a combustível, evitar ligar veículos em ambientes fechados, não usar fogões para aquecimento, manter geradores distantes de aberturas, instalar detectores e procurar ajuda ao suspeitar de vazamento.
O CDC dos EUA destaca que aquecedores mal posicionados e geradores são outras fontes de CO, reforçando a importância de medidas preventivas para evitar tragédias similares.