Os tratores são importantes máquinas para a agricultura. Facilitar o trabalho dos produtores e ainda auxiliar na rentabilização das culturas são alguns dos seus benefícios. Das pequenas às grandes propriedades existem tratores agrícolas ideais para cada necessidade.
Para te ajudar a entender melhor sobre essas máquinas, desde os modelos mais comuns até os critérios de escolha dos tratores agrícolas, nós preparamos este artigo com um panorama completo sobre o assunto.
A importância e as vantagens dos tratores agrícolas
Um dos veículos mais utilizados na agricultura é o trator. A máquina auxilia os produtores na mecanização das tarefas, como plantio direto, mas também em atividades como arar, cultivar e plantar. Existem vários modelos no mercado, sendo que os mais modernos podem ser usados para tarefas como manutenção do plantio, distribuição de fertilizantes e outros.
Uma das principais características dessas máquinas é a versatilidade. Um trator agrícola pode desempenhar vários papéis e ainda ter ferramentas adicionadas a ele. Outro ponto que merece destaque é a potência e durabilidade. Os tratores são projetados para suportar diferentes tipos de carga com eficácia. Os modelos mais recentes ainda são produzidos de maneira que durem mais com a mais alta tecnologia, a fim de proporcionar maior precisão na sua atuação.
Funções básicas de um trator agrícola
De maneira resumida, as funções de um trator agrícola incluem tração de máquinas e implementos de arrasto, tais como arados e adubadoras. O acionamento de máquinas estacionárias como batedoras de cereais e bombas de água através de polia e correia ou da árvore de tomada de potência.
Outra função é tracionar máquinas por meio do acionamento de seus mecanismos, como colhedoras, pulverizadores, mediante a barra de tração ou engate de três pontos.
Classificação dos tratores agrícolas
Basicamente, os tratores agrícolas são divididos de acordo com o seu tipo de rodado e chassi. Quanto ao rodado, podem ser classificados como de esteira, semi-esteira e de rodas, sendo esse o último o mais comum na agricultura brasileira. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre os subtipos desse grupo de tratores mais popular no país!
Tratores padrão
Esse modelo possui rodas fixas e um centro de gravidade mais baixo, são muito utilizados na aragem e em outras tarefas pesadas no campo. Eles também são conhecidos como “wheatland”.
Tratores de altas safras
Os tratores de altas safras têm piso ajustável e estão a uma maior distância do solo. Costumam ser usados em culturas como do algodão e cultivos em fileiras de crescimento elevado.
Tratores utilitários
O modelo de trator utilitário tem funções que vão além das atividades tradicionais do campo. O próprio nome já sugere que esses tratores são modificados e montados para atender a diferentes propósitos. Eles atuam desde o paisagismo até a escavação e têm instrumentos acoplados, como garfos, carregadeiras e outros.
Tratores compactos
São tratores utilitários compactos, mais especificamente uma versão menor do trator agrícola, sendo utilizado para paisagismo e também administração de fazendas. Eles não são usados em plantações e colheitas comerciais.
Critérios para a escolha de um trator agrícola
Antes de escolher um trator agrícola, vale a pena considerar algumas características importantes. Por meio delas, será possível ter maior eficácia na sua utilização, aproveitando assim melhor as funcionalidades do veículo.
O primeiro ponto a ser observado é a demanda da propriedade rural em questão:
Quais são as necessidades da lavoura?
Qual a extensão dela?
Que tipo de cultura é cultivada?
Tudo isso deve ser levado em consideração.
Só para citar um exemplo, existem tratores que são ideais para colheita em pomares e espaços menores. Por sua vez, existem aqueles com uma potência maior, que servem para grandes extensões territoriais.
Além desses pontos citados, é preciso considerar na escolha também aspectos como velocidade operacional, tecnologias necessárias para as atividades dentro da propriedade, uso de combustível, velocidade de aplicação de insumos e outros. Escolher a máquina errada pode gerar custos além do planejado e não ser exatamente o que a sua lavoura necessita.