Depois de ter passado pela pior crise da história nos últimos anos, causada pelas políticas de restrições, cancelamento de viagens e fechamento de fronteiras, por conta dos protocolos de segurança contra a Covidd-19, o turismo nacional dá sinais de recuperação e abre espaço para novas oportunidades de negócio.
Neste sentido o turismo regional vai estar em debate nesta sexta-feira, 20 de agosto, no município de Arambaré, que sediará um encontro de secretários municipais de Turismo da Região da Costa Doce.
A pauta principal será o desenvolvimento do setor em nível regional no pós-pandemia.
Conforme explica o gestor da pasta do município anfitrião, Adejanir Vasconcelos, o debate ocorrerá entorno do planejamento de ações integradas que possam preparar e fortalecer cada município para essa retomada que vem ocorrendo de forma gradual.
“Estudos de entidades, incluindo a Fecomércio, revelam que nos últimos dois anos o país registrou quedas consideráveis na arrecadação pelo impacto sofrido no turismo e isso significa menos recursos financeiros circulando nos municípios. Precisamos criar estratégias para retomar esse crescimento e entendemos que essas iniciativas devem ser pensadas em conjunto na região”, considerou Adejanir.
Um levantamento recente feito pelo site de viagens Booking.com mostra que, ainda sob o efeito da pandemia, os turistas devem preferir viajar para locais mais perto de casa e que ofereçam segurança.
A análise revela também que as pessoas desenvolveram uma maior valorização do contato com a natureza e com questões socioambientais.