Turismo rural em meio aos butiazais

Um novo produto começa a se destacar no cardápio turístico da cidade de Tapes. Famosa pelas suas praias de águas doces e calmas e pelos eventos que atraem centenas de visitantes, principalmente no verão, agora o turismo rural combinado com trilhas ecológicas tem despertado o interesse de turistas que buscam um contato direto com a natureza e a exuberância de belas paisagens.
A modalidade nasceu e começa a ganhar força a partir da iniciativa de dois profissionais da Gestão Ambiental formados pela Uergs unidade Tapes, que após concluirem suas formações perceberam que poderiam dar sequência a ideia de turismo sustentável, unindo produtores e turistas com vistas a explorar o mercado, ao mesmo tempo que colaboram para a preservação do ecossistema que é o Butiazal de Tapes.
Fernanda Trescastro Pacheco e Eliézer Munhoz montaram então a empresa Butiá Turismo Rural e promovem trilhas guiadas a grupos de turistas, que inclui roteiros pelas propriedades rurais em meio aos butiazais, piqueniques à sombra de butiazeiros ou figueiras, com produtos locais produzidos com butiá, ou ainda lanches oferecidos nas propriedades rurais inclusas no roteiro.
“Fizemos nossa primeira saída técnica ao butiazal em parceria com a Uergs no evento SIEPEX 2017, quando guiamos 2 turmas em dois dias. Dali em diante vimos que era possível o turismo rural em Tapes. Lançamos uma página no Facebook para ver o alcance que teria e em menos de dois meses já tínhamos 500 curtidas”, contou Fernanda.
A primeira trilha guiada ocorreu no dia 03 de fevereiro deste ano, com a participação de 32 pessoas que foram divididas em dois grupos, por trilhas diferentes, mas emoções semelhantes, incluindo os lanches e paisagens.
Já no dia 11 de março outra turma participou de uma trilha pela manhã. Desta vez o grupo foi recepcionado com um delicioso café da manhã, com produtos da região, que foram apreciados na entrada de uma fazenda sob a sombra de uma figueira.
Atualmente as trilhas são de 4 km, mas um novo roteiro, mais longo, com 15 km, está sendo desenhado.
No dia 07 de abril um novo grupo deverá se aventurar em uma caminhada em meio a natureza com a oportunidade de conhecer um lugar histórico do Estado. Os contatos podem ser feitos pelo Facebook na página Butiazal de Tapes – Turismo Rural.

 

POLÍCIA

Dupla é presa em Camaquã após roubo a estabelecimento comercial

Durante a noite desta segunda-feira (16), aproximadamente às 22h15, os agentes de segurança do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão de...

Polícia investiga roubo de gado comandado de dentro da cadeia

Na tarde desta segunda-feira (16) a Polícia Civil através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã deu início...

PRF prende foragido com mais de 100 quilos de maconha

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem que transportava 111 quilos de maconha na noite deste sábado, 14, em Sarandi. O preso estava foragido...