A união e a iniciativa de um grupo de moradores de Dobrada, município de Sertão Santana, resultou na execução de uma obra que vai melhorar a qualidade de vida na comunidade, a partir do calçamento de uma rua que vai facilitar o fluxo de veículos e principalmente amenizar a ocorrência de poeira que incomodava a todos.

Carlos Toebke é um dos que teve a iniciativa e afirma que a obra está em andamento por conta da indignação dos moradores pela poeira e buracos na via. Ele conta que há cerca de um ano e meio, numa conversa informal com o vizinho Clóvis Colisseli a ideia de resolver o problema ganhou corpo e então eles buscaram orientação sobre o assunto com a vereadora Berenice Guske que os auxiliou na busca de soluções.

O passo seguinte foi uma reunião com o prefeito Irio Miguel Stein solicitando o atendimento da demanda, quando o administrador municipal sugeriu uma parceria entre a prefeitura e os moradores em que o poder público entraria com o serviço de terraplanagem e o fornecimento e instalação dos meios-fios e os proprietários dos terrenos do entorno da rua pagariam os bloquetes de cimento e a instalação dos mesmos.

Acertadas as partes as tratativas evoluíram para a compra do material, contratação dos serviços e o efetivo início das obras que estão em andamento e mudando o cenário da comunidade. Serão 420 metros de calçamento e a previsão de término da obra para final de abril.

Carlos explicou que dos 13 moradores da rua, apenas um foi contrário à ideia, mas que prevaleceu a vontade da maioria que fez o projeto ter seguimento. Ele destaca que além da qualidade de vida proporcionada com o investimento também é preciso considerar a valorização dos imóveis a partir da melhoria da infraestrutura local.

Empolgado com a conquista o morador disse que está disposta a auxiliar outras pessoas da comunidade que futuramente desejarem colocar calçamento. “Quem ganha nisso quem é a comunidade”, acrescenta.