O Rio Grande do Sul está sob alerta de “perigo” meteorológico devido à formação de um ciclone extratropical, que trará vendas e tempestades para todas as regiões do Estado nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h, enquanto as chuvas intensas podem atingir entre 30 e 60 milímetros por hora. Os efeitos começarão a ser sentidos na tarde desta quarta-feira (23) e deverão se estender até o meio-dia de sexta feira 25/10.
A formação do ciclone extratropical está prevista para a madrugada de quinta-feira (24), entre o Uruguai e a Região da Campanha. Embora a aparência não passe diretamente sobre o território gaúcho, a Climatempo explica que o forte vento gerado pelas instabilidades do ciclone e contribuirá para a formação de nuvens cumulonimbus carregadas de chuva sobre o RS.
Desde o meio-dia desta quarta-feira (23), está em vigor um alerta laranja do Inmet, evitando chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e rajadas de vento de até 100 km/h em diversas regiões do Rio Grande do Sul, com exceção de partes do Litoral Norte, Serra e Vales do Norte. O alerta, válido até às 23h de quinta-feira, também aponta para o risco de queda de granizo e alagamentos.
A formação de um ciclone ocorre devido à diferença de temperatura entre massas de ar quente e fria. Essa gera interação um sistema de baixa pressão, que intensifica e altera a direção dos ventos, criando condições específicas para a formação de nuvens de chuva carregadas, conhecidas como cumulonimbus.
Esse processo está acontecendo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A atmosfera aquecida pelos ventos quentes que trouxeram calor nos últimos dias está interagindo com um sistema de “aprofundamento da pressão atmosférica”, marcado pela chegada de uma massa de ar frio