A partir da divulgação do segundo caso de paciente infectado por coronavírus no município, restaram diversas indagações da população quanto a forma que o mesmo foi divulgado e a maneira com que foi tratada a situação pelo setor municipal de vigilância epidemiológica.

Nas redes sociais sobraram questionamentos e até acusações de negligência por parte do poder público, contudo grande parte das dúvidas considerou apenas a informação atual sem levar em conta o acompanhamento geral dos fatos e as demais informações já repassadas sobre o caso, desde o início da pandemia.

Neste sentido a secretaria municipal de Saúde emitiu uma Nota de Esclarecimento em que detalha o caso e explica os protocolos a serem seguidos.

Veja nota na íntegra:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO GRANDE DO SUL

Cerro Grande do Sul, 12 de junho de 2020.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Grande do Sul vem esclarecer algumas dúvidas à respeito do segundo caso confirmado de COVID-19 no último dia 10 de junho do corrente ano.

Este caso somente foi confirmado agora, pois a pessoa realizou o exame laboratorial de sorologia para Covid-19 no mês de junho em rede privada por iniciativa própria para confirmar se teve contato com o vírus. Por esse motivo não constou em nenhum boletim informativo como caso suspeito. No mês de março esta pessoa permaneceu em isolamento domiciliar logo após a confirmação de Covid-19 pelo seu familiar.  

Todo o caso que for confirmado de Covid-19 tanto na rede municipal, privada ou estadual deverá ser notificado em um sistema de notificação que posteriormente será contabilizado pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Salientamos que todo o trabalho técnico desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica está embasado em Protocolos e Notas Informativas emitidas pelo Centro de Emergência do Estado do Rio Grande do Sul. No final do mês de março, não foi realizado coleta deste contato ou outros, pois o Estado do Rio Grande do Sul já havia declarado transmissão comunitária do Novo Coronavírus, portanto somente seriam coletadas amostras de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) à nível hospitalar e profissionais da área da saúde.

Com isso informamos que a comunidade sempre será comunicada quanto ao surgimento de casos suspeitos de Covid-19 e seus desfechos clínicos através de boletins informativos disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Cerro Grande do Sul e da mídia local.

Reforçamos que todos tenham cuidados na prevenção do Covid-19, fazendo uso de máscara facial caseira sempre que sair de casa, evitando aglomerações, lavagem correta das mãos com água e sabão e em casos de Síndrome Gripal que procurem atendimento médico na Unidade Básica 24 Horas.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos quanto ao trabalho desempenhado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica do município de Cerro Grande do Sul.

Setor de Vigilância Epidemiológica

Secretaria de Saúde / Cerro Grande do Sul