Camaquã – O prefeito municipal em exercício, Jair Martins, acompanhado de secretários municipais, participou no final da desta terça-feira (21), das festividades da 21ª Cavalgada Cultural da Costa Doce, ocorrido na localidade da Pacheca, 6° Distrito de Camaquã, no salão do Mercado Ferraz, sendo organizado em Camaquã pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Lazer, desporto e Juventude.
Na oportunidade participaram cavaleiros de diversas entidades tradicionalistas do Estado, os quais percorreram aproximadamente 200 km, com saída da cidade de Barra do Ribeiro, costeando a Lagoa dos Patos, até chegar à comunidade da Pacheca.
Segundo o Diretor e Coordenador da Cavalgada, Carlos Gonçalves, estiveram participando aproximadamente 80 cavaleiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de participantes do Uruguai. Após a saída da Pacheca, a comitiva de cavalarianos esteve se direcionando a cidade de São Lourenço Sul, encerrando a cavalgada na praia do Laranjal, em Pelotas.
Ao final da trajetória será percorrido em torno de 270km, contando com apoio de 42 veículos, os quais começaram sua trajetória na quinta-feira (16), da cidade de Barra do Ribeiro. Nesta edição teve a participação de cidadã alemã, que pela terceira vez acompanha a cavalgada.
Todos os participantes dedicam-se com orgulho em demonstrar a paixão pelo tradicionalismo.
Logo após a solenidade foi realizado uma grande apresentação de cantores locais, como Helmo de Freitas, o Carijó e Manoel Camaquã, entre outros convidados que abrilhantaram a 21ª Cavalgada Cultural da Costa doce.
O prefeito em exercício, Jair, agradeceu a presença e o empenho de todos para a realização desta cavalgada, onde já percorreram por diversas localidades, mostrando a tradição gaúcha.
Cidades participantes
Camaquã, São Sebastião do Cai, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Guaíba, Riozinho, Chapecó, Gravataí, Taquara, Cachoeirinha, Viamão, Encruzilhada, Joinvile, Paulo Lopes, Marau, Cacequi, Quarai, Mirai, Santa Vitória do Palmar, Santa Maria, Sapucaia e Canoas.