26.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, janeiro 27, 2025

Viroses de Verão: Saiba como tratar e se prevenir

Com a chegada do verão, cresce o número de diagnósticos de viroses. Por ser um período de férias, em que se busca aproveitar ao máximo o tempo livre, e acaba por frustrar férias de muitas famílias, confira a seguir algumas dicas de como evitar e tratar as viroses de verão.

 

Durante a estação mais quente do ano, as pessoas tendem a cuidar menos da saúde, como, por exemplo, ter uma alimentação desequilibrada e uma rotina mais bagunçada. Essas mudanças podem enfraquecer o organismo, deixando-o mais suscetível a doenças, como as viroses.

As viroses de verão, geralmente são as gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e causam diarreia e enjoo. Elas são causadas, principalmente, pelo adenovírus e o enterovírus que são transmissíveis pelo contato com superfícies, águas e alimentos.

COMO TRATAR VIROSE

Apesar de comuns, não existem remédios específicos para os vírus que causam esse tipo de infecção. Eles são considerados autolimitados, ou seja, têm um período de sobrevivência no organismo que pode variar de três a sete dias.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito. Além disso, deve-se consumir alimentos considerados leves, com menor índice de gordura e açúcar, para não sobrecarregar o organismo.

Quando o assunto é hidratação, o mais recomendado é o consumo de sucos naturais, água e água de coco. Já bebidas como café, chá e refrigerantes devem ser evitadas, pois são consideradas diuréticas, ou seja, elas ajudam a perder líquido.

Uma outra opção para se manter hidratado é o soro caseiro. Para fazer são necessários apenas três ingredientes: água filtrada, açúcar e sal. Veja como é simples fazer:

Em um recipiente limpo, dissolva uma colher de sopa de açúcar (20 g) e uma de chá de sal (3,5 g) em um litro de água filtrada ou fervida. Deve-se consumir aos poucos, com intervalos de 20 minutos.

Além do repouso e da hidratação, é possível amenizar os sintomas com medicações específicas para febre, dor e enjoo. Mas atenção, se o quadro de desidratação persistir, é necessário buscar auxílio médico no pronto socorro.

 

Sintomas de virose

Como já mencionado, vômito, enjoo e diarreia são alguns dos sintomas das viroses de verão. Mas existem alguns outros que também são associados à doença, como dor abdominal, febre e mal estar.

A gravidade da virose pode ser maior em pessoas com o sistema imunológico comprometido ou em desenvolvimento. Por isso, crianças de até cinco anos, idosos e imunocomprometidos são os mais vulneráveis à infecção.

As crianças infectadas tendem a ficarem mais sonolentas, além disso, apresentam dificuldade para se alimentar e ficam com a língua seca. No caso dos idosos, os sintomas mais evidentes são sonolência, desânimo, além de agravar outras doenças pré existentes, como as cardíacas, diabetes e disfunções renais.

 

Como prevenir

As viroses são transmitidas, principalmente, pela ingestão, seja de água ou alimento contaminado. O calor do verão, junto com a umidade, favorece a proliferação dos vírus, por isso é necessário atenção em como os alimentos são armazenados e conservados.

Durante o período de férias aumenta o número de passeios e, consequentemente, as refeições feitas fora de casa. É recomendado evitar alimentos sem procedência conhecida, pois podem não ter a higienização e preparação corretas.

Uma das maiores aliadas na prevenção de viroses é a higiene. Como o vírus é transmitido por contato, é imprescindível manter as mãos sempre higienizadas, porque elas são consideradas uma porta de entrada para as doenças.

Por último, busque manter uma rotina saudável e aumente a ingestão de líquidos, isso auxilia na manutenção da imunidade e diminui as chances de contrair doenças.

Em suma, o combate e a prevenção contra viroses se fundamentam em cuidados diários e na consciência de cada indivíduo. Pequenas ações, como lavar as mãos frequentemente e consumir alimentos de procedência segura, podem fazer uma grande diferença. Com a chegada de cada verão, a responsabilidade de nos proteger e cuidar daqueles ao nosso redor se intensifica. Se suspeitar de qualquer sintoma, não hesite em procurar um médico para receber o melhor diagnostico.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS