17.1 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Vitivinicultor de Sertão Santana destaca aumento na produção de uva

Com 5 mil pés de videira distribuídos em uma área de 3,5 hectares o vitivinicultor Luciano Hollas estima colher em torno de 55 toneladas, cinco a mais que safra anterior

 

O Portal Clicr esteve visitando e conversando com o vitivinicultor Luciano Hollas, morador da localidade de Linha Boa Esperança interior de Sertão Santana, que juntamente com seu pai Celio Hollas apostaram na diversificação de cultura, onde até 2014 trabalhavam como fumicultores.

 

Início

Luciano lembrou que tinha em sua propriedade em torno de seis pés de parreira e que todo ano sua mãe sempre o lembrava de trocar o bambu que dava suporte aos pés, no fim se formou em Sertão Santana por volta de 2010 uma Associação voltada para o vinho, que despertou interesse, e com o surgimento da Agroindústria percebeu ali uma oportunidade de absorver uma quantidade maior de uva.

“Na época plantamos um pouco em torno de 150 pés de videira e vimos que não era difícil de produzir, então decidimos apostar, em seguida plantamos mais 400 emendando todo o parreiral gradativamente, no ano seguinte novamente mais 400 e vimos que estava produzindo e estava dando bem e plantamos uma área maior, hoje não se tem espaço para outra cultura, realizamos outras atividades mais o carro chefe é a uva…” explicou Luciano.

 

Produção

Hoje com 5 mil pés de parreira distribuídos em 3,5 hectare, Hollas precisa de mão de obra para auxiliar na safra, e essa mão de obra se resume em Luciano, juntamente com seu pai e mais quatro colaboradores, segundo nosso entrevistado a expectativa de finalizar a colheita estava prevista para semana que vem, mas acreditada que pode levar um pouco mais de tempo totalizando em umas quatro semanas de colheita.

Safra da uva 2023, propriedade de Luciano e Celio Hollas

De um total de 55 toneladas que estimada colher, 40 são destinadas a Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, também em sua propriedade tem uma Câmara fria com capacidade para armazenar até 8 mil quilos.

Esse ano a produção deve ser maior que anos anteriores, Luciano explicou que a parreira já começa a produzir no segundo ano, mas que precisa de uns 6 a 7 anos para produzir em grande volume, outro detalhe importante que foi destacado é ao adquirir muda de boa qualidade, bem como cuidar dos parreirais sempre que necessário.

Trabalho de colheita da uva deve se estender por mais duas semanas

 

 

Variedade Nubia e Isis 

Além de cultivar em sua propriedade as uvas, Bordo, Niagara Branca e Rosa, ao lado de sua residência Luciano fez forte investimento financeiro com 80 parreiras entre Uvas Nubia e Isis, parreiras com cobertura e sistema de gotejamento e que exigem muita atenção no manejo, para quem chega no local não tem como não encher os olhos bela qualidade e principalmente o tamanho dos cachos.

 

NÚBIA

Uva Núbia

É uma cultivar de uva de mesa preta com sementes, de bagas naturalmente grandes que dispensam o uso de reguladores de crescimento. Seu sabor é neutro e sua baga tem textura firme e crocante, cachos com uma média de 500g, podendo chegar tranquilamente a mais de 1kg.

 

ISIS UVA SEM SEMENTE

Uva Isis

Esta é uma uva sem semente, muito crocante, de cor vermelha, sabor neutro agradável, para consumo in natura também pode chagar a mais de 1kg. A cultivar é muito vigorosa e fértil, apresenta alta resistência à degrana (os bagos são mais firmes no cacho e têm melhor aparência comercial) e depois de madura suporta até 15 dias no campo sem perder as características

 

 Benefícios das uvas:

Prevenir câncer, por ser rica em resveratrol e compostos fenólicos, antioxidantes que mantêm o desenvolvimento adequado das células;

Prevenir doenças cardiovasculares: seus componentes antocianinas, taninos e flavonoides ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e a evitar o aparecimento de aterosclerose

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS