Vitivinicultor fala de cuidado no cultivo e vinho de boa qualidade

O morador de Sertão Santana Aurio Solka mostrou todo carinho e atenção que tem com a vitivinicultura e com a produção de vinho

No dia 23 de janeiro, o Regional esteve conversando com o funcionário público de Sertão Santana, Aurio Solka, que em quase uma hectare  de terra de seu sogro, localizada na na linha Doutor Flores , cultiva  12 variedade de uvas.

Um verdadeiro amante de parreirais Aurio deu um verdadeiro show de explicação, sobre cada qualidade de uva que tem em seu parreiral. Ao perguntarmos de onde surgiu a ideia de cultivar parreirais e resposta foi imediata.

“Convivi muito com a família do Ivano Dalbém, e por lá tomávamos muito vinho, me lembro que eu buscava vinho para eles no Barão do Triunfo, então um dia pensei, eu também posso produzir vinho, é só querer que a gente consegue, então comecei comprando uva e depois a vinificava, depois pensei, mas agora eu vou é plantar, muitos me chamaram de loco, hoje aqui em no município sou o único que tem esta uva a negrita enxertada, e foi o que comecei a fazer a enxertar e hoje tenho doze variedade de uva, que cultivo com muito carinho a seis anos, mais o amor por esta atividade já faz mas tempo” explicou Aurio.

Além de ter um parreiral muito bem cuidado, Aurio destacou que quando se pretende começar a cultivar um parreiral, é necessário fazer uma pesquisa de solo e de clima para saber se eles são favoráveis ao cultivo das uvas, para se ter boa qualidade, e consequentemente um bom vinho.

Ao perguntarmos qual a melhor uva para dar um bom vinho, eles respondeu que a Negrita é boa, Moscato a uva Lorena e finalizou concluindo que todas as uvas dão um bom vinho depende do gosto de cada um.”Pois para a elaboração de um bom vinho, não basta ter equipamento na cantina e não ter produto de qualidade” explicou

Aurio lembrou que sempre busca se informar e se atualizar sobre o melhor modo de cuidar do parreiral bem como melhor modo de se produzir um bom vinho.

 

E adiantou que esta testando a produção de espumantes, e que para este ano vai fazer como teste, 50 garrafas. Na oportunidade o vitivinicultor também mostrou como se faz enxertos, explicou o beneficio da uva e do vinho, e a quem se interessar em adquiri um bom vinho do Aurio, o endereço é Rua Julio Albino Opelt nº 225 em Sertão Santana.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: