Os responsáveis pelo WhatsApp se empenham em melhorar a privacidade oferecida por meio do serviço de mensagens (ou assim mostram na cara da galeria). Além da introdução da criptografia de ponta a ponta no passado, grupos autodestrutivos podem chegar em um futuro próximo.
O WhatsApp avançou há pouco mais de um ano na implementação de mensagens autodestrutivas, pelo que a aplicação deste mecanismo ao nível do grupo não deve ser muito surpreendente. Aparentemente, os responsáveis pelo serviço ainda estão trabalhando na implementação de grupos autodestrutivos na ramificação beta para iOS do aplicativo , então, pelo menos aparentemente, a porta foi deixada aberta para isso sua implantação é assimétrica em relação aos sistemas operacionais, podendo atingir primeiro o iOS e depois o Android.
A operação dos supostos grupos autodestrutivos do WhatsApp não é difícil de adivinhar. Os administradores do grupo (usuários do aplicativo WhatsApp que têm essa função) poderão criar conversas em grupo que serão excluídas automaticamente após o término da hora ou data definida. Isso traz benefícios como a liberação do espaço ocupado pela mídia que poderia ter sido compartilhado pelo grupo e maior controle sobre a privacidade pelo menos no nível do cliente .
Por enquanto, o recurso permite definir uma data de validade, que pode ser um período de tempo (um dia, uma semana) ou uma determinada data. A referida data de vencimento pode ser modificada ou eliminada a qualquer momento, dependendo das circunstâncias desenvolvidas dentro do próprio grupo.
No momento não há data de implantação através do ramo estável do aplicativo WhatsApp, então os mais curiosos devem puxar o ramo beta da compilação para iOS. Por outro lado, por enquanto não há detalhes sobre sua chegada ao Android, o que certamente acontecerá, mas não necessariamente ao mesmo tempo que o iOS.
A entrada WhatsApp trabalha para introduzir grupos autodestrutivos foi publicada pela primeira vez em CLICR.