Os deputados que integram a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo aprovaram na manhã desta quarta-feira (20) um requerimento para a realização de audiência pública. O encontro vai discutir o repasse de recursos do Rio Grande do Sul para o governo federal investir em rodovias federais existentes no Estado.
O evento foi proposto por oito deputados e é defendido pelo presidente do Colegiado, deputado Zé Nunes (PT). Ele classifica o assunto como extremamente delicado, uma vez que o RS vive problemas sérios, com muitas demandas no setor de estradas.
“Essa decisão não pode ser tomada apenas pelo governador do Estado. Os recursos não são apenas do governador e sim da população gaúcha e precisam passar pela deliberação deste parlamento e ser debatido com o povo gaúcho”, argumentou.
Zé Nunes que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116 da Assembleia Legislativa, afirma que está numa ‘sinuca de bico’ uma vez que luta pelo andamento da obra, mas desaprova a iniciativa do governo estadual em oferecer dinheiro, frente a situação econômica do RS e a demanda reprimida de infraestrutura viária estadual.
O parlamentar destaca a luta de vários municípios que ainda não têm acesso asfáltico por falta de investimentos e que sofrem para se desenvolver economicamente e socialmente. Também pontuou problemas em estradas já asfaltadas ou não e que não recebem manutenção adequada.
“Só na região Costa Doce poderíamos citar diversos municípios que há anos reclamam pela falta de acesso asfáltico, como é o caso de Cerro Grande do Sul, onde acompanhamos. São mais de 30 anos que aquela comunidade percorre os gabinetes do governo do Estado e do Daer-RS pedindo que sejam asfaltados os 24 quilômetros da ERS-715, mas o projeto não sai do papel por falta de recursos financeiros. Agora este dinheiro vai para o governo federal? Por isso defendo que este assunto precisa ser melhor discutido”, concluiu Zé Nunes.