Dia de Campo de Agricultura Conservacionista ocorrerá em Sertão Santana

0

A Emater/RS-Ascar, a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e as secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), de Educação e do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável irão realizar, na próxima quarta-feira (21), um Dia de Campo de Agricultura Conservacionista, em Sertão Santana. Mais de 500 pessoas de toda a região estão sendo esperadas neste dia, na propriedade de Samir Melatti, na localidade de Emboada.
A família Melatti tem seis hectares e utiliza mais cinco do espaço pertencente ao pai, onde planta fumo irrigado em sistema de gotejamento com fertirrigação e milho para uso na propriedade. Além disto, possui um pequeno aviário com criação de frango colonial que gera um comércio de mais de mil unidades ao ano.
A família é atendida pela Emater/RS-Ascar, já integrou a Chamada Pública de Diversificação do Tabaco e, atualmente, integra o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (Pgsaf). O técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar no município, Clair Júnior Schaffer, explica ainda que elaborou o projeto e acompanhou a implantação do sistema de irrigação, implantado pelo Programa Mais Água, Mais Renda.
Esta propriedade é também uma das unidades de referência em Assistência Técnica e Extensão Rural em conservação do solo, milho e avicultura colonial. E, junto com a Souza Cruz, são feitas práticas de fertirrigação e conservação do solo em área de cultivo de fumo.
A intenção é que outros produtores conheçam a história desta família e de como ela se organiza para produzir, busca a diversificação e ainda se utiliza de políticas públicas para estruturar a propriedade, aumentar a produtividade, agregar renda e melhorar de vida, com menos penosidade para o produtor, a esposa e as duas filhas. Tudo isto para que permaneçam no meio rural.
É por isto que o dia de campo será realizado nesta propriedade. No dia 21 de novembro, os participantes vão circular por seis estações. A família vai contar sua história e como faz a diversificação, gestão financeira, planejamento, sustentabilidade, sucessão e o Pgsaf. A Seapi vai abordar o depósito de agrotóxicos. Em outra estação, o assunto será a fertirrigação, os resultados e o Programa Mais Água, Mais Renda. A Sema trará o tema da gestão ambiental para debate, enquanto a Emater/RS-Ascar levará aos participantes informações sobre conservação do solo e da água, plantio na palha em nível, rotação e estrutura de solo. Será apresentado, ainda, o Projeto Colmeia Viva e a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas.
São esperadas, para este dia, excursões de Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, São Jerônimo, Cristal, Camaquã, Dom Feliciano, Chuvisca, Cerro Grande do Sul, Sentinela do Sul, Amaral Ferrador, Tapes e Barra do Ribeiro, além de agricultores de Sertão Santana.
Fonte: Emater/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here