16.6 C
Cerro Grande do Sul
domingo, maio 12, 2024

76 anos juntos: Bodas de Cipreste de Teófilo e Leocadia

Casamento ocorreu em 19 de julho de 1947, na Igreja Nossa Senhora das Dores

 

Após ultrapassar as Bodas de Ouro (50 anos de casado), Bodas de Diamante (60 anos de casado) e Bodas de Vinho (70 anos de casado). Agora são as bodas de Cipreste, pelos incríveis 76 anos de união. E quem comemora é o casal Teófilo Brunichaki e Leocadia Vanin Brunichaki, juntos oficialmente desde 1947.

Teófilo e Leocadia

Após o Portal ClicR ter sido comunicado pela neta do casal sobre a impressionante marca de 76 anos de união, estivemos visitando o casal que mora no município de Sentinela do Sul, próximo ao centro da cidade.

Chegando na residência, o Portal ClicR foi muito bem recebido pela filha Verônica que esta cuidando de seus pais, e para supressa os dois estavam sobre a sombra de árvores degustando uma laranja pronto para uma boa conversa.

Teófilo nasceu dia 05 de fevereiro de 1924, contudo devido a atraso na época foi registrado dia 17 de fevereiro de 1924, nasceu onde hoje está localizado a cidade de Sertão Santana na época distrito de Guaíba, seus pais eram de origem Polonesa, e se criou juntamente com seus onze irmãos.

Leocádia nasceu dia 24 de agosto de 1928, nesta região de Sentinela do Sul, antigamente Vila Vasconcelos 2º distrito de Tapes, onde cresceu juntamente com seus 9 irmãos, ela de origem Italiana e Polonesa.

Registro de Casamento

Como se conheceram

Segundo Teófilo que esteve sempre bem humorado durante nossa conversa, nos explicou que desde pequeno se conheciam, após seu pai ter vendido terras onde morava e vindo comprar nessa região onde conheceu Leocádia, passando a conviver boa parte de sua infância junto com ela na infância.

Ela me atirava um olhar e eu aceitava né, eu visitava ela, levava um presentinho e ela me segurava na mão, e o que que ela queria comigo, não sabia né…..” contou em risos Teófilo ao lado e Leocádia, revivendo lindos momentos.

Casamento

Ele foi servir com 19 anos, naquele tempo não se tinha uma idade certa para servir o Exército, e de lá do quartel ele escrevia cartas para Leocadia, quando voltou, com seus 21 anos o casal afinou relação e decidiram noivar.

Eu já conhecia a família dela, e como de costume, fui pedir a mão dela para seu Pai, o José Vanir, confesso que me deu um friozinho na barriga, e perguntei se ele autorizava ela a se casar comigo, então primeiramente comprei a aliança para ela depois de dois anos nos casamos, me casei com 23 anos e ela com 19 anos” explicou Teófilo.

A festa do casamento foi na casa dos pais de Leocadia, o casal lembrou da grande festa na época, com vizinhos, amigos e parentes.

Uma das fotos mais antigas do casal (não teve registro do casamento visto que na época não se tinha muitos fotógrafos)

Curiosidade

A igreja que o casal se casou, é a conhecida Igreja de Nossa Senhora das Dores, no centro de Sentinela do Sul, contudo segundo Teófilo, teve um Padre que veio para o distrito na época e iniciou a restauração da igreja.

Tem aquele alicerce por fora, ali iria ser a Igreja, veio então o padre Luiz, e mudou o projeto, mandou comprar pedra e fizeram outra por dentro, me lembro bem que ele pedia para ajudar, então nós tirávamos um tempo pegava areia, depositava ao lado da igreja, eu ajudei desde o alicerce, com uma coisa ou outra sempre estive a disposição, e no dia do nosso casamento me lembro muito bem foi dia que estava sendo terminado a construção da torre da igreja…

Leocadia completa neste próximo dia 24 (agosto) seus 95 anos, enquanto Teófilo celebrará dia 05 de fevereiro seus 100 anos.

Segredo para uma Longevidade na União

 Aos 99 anos de idade Teófilo assim, como Leocádia que neste mês de agosto celebra seus 95 anos, o casal muito simpático e extremamente ativo, destacaram que o segredo para uma União Duradoura é ter amor um no outro, confiança, aceitar a opinião do parceiro, evitar desavenças e viver com muito Amor.

Sempre com carinho, dedicação, seriedade e responsabilidade. São companheiros, um cuida do outro em suas necessidades, a família têm muito orgulho deles e o privilégio por compartilhar seus 76 anos de casamento.

 

 

Depois dos 50

50 – Bodas de ouro
55 – Bodas de ametista
60 – Bodas de diamante
65 – Bodas de ferro
66 – Bodas de ébano
67 – Bodas de neve
68 – Bodas de chumbo
69 – Bodas de mercúrio
70 – Bodas de vinho
71 – Bodas de zinco
72 – Bodas de aveia
73 – Bodas de mogno (ou manjerona)
74 – Bodas de macieira
75 – Bodas de brilhante
76 – Bodas de cipreste
77-  Bodas de alfazema
78 – Bodas de rosas (ou benjoim)
79 – Bodas de veludo (ou café)
80 – Bodas de nogueira (ou carvalho)
85 – Bodas de girassol
90 – Bodas de álamo
100 – Bodas de jequitibá

PUBLICIDADE
Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS