Assim como acontece com os cachorros, os gatos também possuem ciclos de vida bem menores do que os seres humanos. Por mais que queiramos que eles estejam ao nosso lado por toda a vida, é preciso saber que muitos deles somente vivem até os 15 anos.
A contagem de anos passa mais rápido para os bichanos, se comparado com o nosso tempo cronológico, fazendo com que aos 10 anos já sejam considerados idosos.
Neste texto iremos explicar como calcular a idade dos nossos queridos felinos, para que você saiba quantos anos vive um gato.
Sete vidas
Por serem extremamente ágeis e conseguirem se safar de diversas enrascadas, surgiu a lenda de que os gatos têm sete vidas. Pois é, não passam de somente histórias, já que esses bichinhos merecem diversos cuidados, para que tenham uma vida confortável.
Como os cachorros, os dois primeiros anos da vida de um gatinho são primordiais. Existem diversos produtos (confira em nossa loja online) que garantem bem-estar e cuidados com a saúde dos bichanos. Além, é claro, de merecerem uma ração cheia de nutrientes na fase de crescimento.
Como saber quantos anos tem seu gato
m média, os gatos vivem entre 15 e 20 anos. Isso vale para os domesticados, que ficam bastante dentro de casa. Já os mais “rueiros” possuem expetativa de vida menor, ficando entre 6 e 8 anos. Isso acontece por conta dos perigos a que estão expostos, como contração de doenças, brigas e envenenamentos – infelizmente ainda muito comuns.
Para saber, realmente, qual a idade – em “anos de gato” – possui o seu bichinho é preciso fazer alguns cálculos.
Como no início de sua vida o corpo do gato passa por mudanças profundas, o primeiro ano do bichinho equivale a 15 anos humanos. Já o segundo ano equivale a 10 anos. Depois dos três anos, é preciso multiplicar por quatro anos cada ano do gatinho.
Veja aqui a média de anos que vivem algumas raças:
Maine Coon
Persa
Angorá
Siamês
Lembre-se sempre de oferecer um ambiente agradável e que ofereça possibilidades de lazer e brincadeiras. Assim o seu gato viverá muito melhor. E ao chegar à fase sênior (por volta dos 11 anos), é preciso ter cuidados com a alimentação, oferecendo rações específicas, para evitar doenças.
Informações: Geração Pet