27.6 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 16, 2024

Americanas, Submarino e Shoptime: lojas online fora do ar

Aqueles que tentarem acessar os sites das empresas Americanas, Submarino e Shoptime – todas pertencentes ao mesmo grupo –, perceberão um erro pouco comum: todos os sites estão fora do ar. Os primeiros sites que ficaram indisponíveis foram, das lojas Americanas e Submarino, que apresentaram problemas na madrugada deste domingo (20). Por sua vez, o site da Shoptime foi retirado do ar na tarde desta segunda-feira (21).

Foi identificado que os sites começaram a apresentar problemas no sábado (19), mas após um período de instabilidade, voltaram a ficar ativos. Entretanto, as lojas online foram novamente suspensas domingo e continuam inativas até o momento.

Em comunicado, a Americanas S.A informou que “A Companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”. Confira o comunicado completo:

Americanas S.A. (“Companhia”), em observância ao disposto na resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 44/21, em complemento às informações já divulgadas por meio do Comunicado ao Mercado de 19 de fevereiro de 2022, informa que voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo (20/02) e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A Companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.

 Nas redes sociais há comentários sobre um possível ataque hacker, mas os boatos não foram confirmados. A Americanas comunicou apenas que a decisão de retirar os sites do ar ocorreu por “questões de segurança”, divulgando também a ocorrência de um “acesso não autorizado”.

Os aplicativos das lojas também foram afetados, não permitindo compras e pesquisas online, e até o momento não há previsão para que os sites e aplicativos sejam restabelecidos. Entretanto, no que diz respeito às lojas físicas, essas seguem operando normalmente.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS